O Republicanos deixou a base de apoio da pré-candidatura de Luiz Zacarias (PL), atual vice-prefeito e que segue na tentativa de comandar o Paço de Santo André. Nesta sexta-feira (02/08), o partido do governador Tarcísio Gomes de Freitas anunciou seu apoio para Gilvan Júnior (PSDB). O encontro que definiu a mudança teve a presença do atual chefe do Executivo, Paulo Serra (PSDB).
Em nota, Gilvan celebrou o acordo. “Nosso grupo se fortalece com esse acordo, temos muitas ações em comum com o Republicanos e quem ganha com isso é o morador de Santo André. Aderindo ao nosso projeto junto com o governador Tarcísio de Freitas e o nosso grande prefeito Paulo Serra tenho certeza de que vai dar certo de novo”.
Paulo Serra considera que a legenda tem “alinhamento político” com sua gestão e com o que é debatido para o futuro plano de governo de Gilvan. Roberto Carneiro, presidente estadual da legenda, apontou que conversava com o pré-candidato sobre propostas e que algumas serão incluídas no futuro plano de governo.
Rompimento com Zacarias
O Republicanos estava apoiando Zacarias desde março, mesmo período em que estavam na base do vice-prefeito o PP e o União Brasil. O ex-vereador Ailton Lima anunciou a sua saída da presidência do partido em Santo André. Em seu lugar entra Fabio Cruz. Apesar da decisão, Lima afirma que vai seguir normalmente na ajuda aos pré-candidatos a vereador do partido.
Na rede social, o líder do União Brasil na cidade, o deputado federal Fernando Marangoni, relatou que seu partido e o PP farão sua convenção na segunda-feira (05/08). Mesmo sem indicar uma decisão, deixou a entender que as legendas não seguiram com Gilvan Júnior.
Nos bastidores políticos da cidade, a informação é que o União Brasil está em contato com o vereador e pré-candidato a prefeito Eduardo Leite (PSB). Inclusive o fato foi um dos motivos do adiamento do anúncio da pré-candidatura a vice do socialista.
Apenas com o PL, Luiz Zacarias fará a convenção que vai homologar seu nome na disputa no próximo domingo (04/08). Até o momento o vice-prefeito segue normalmente com sua pré-candidatura, mesmo sem a certeza de que manterá os apoios acertados em março.