Segundo dados do SEBRAE, o tempo médio de sobrevivência de uma empresa no Brasil é de 5 anos. Os MEIs têm a maior taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 29% fecham após 5 anos de atividade. Já as MEs têm taxa de mortalidade intermediária entre os Pequenos Negócios, 21,6% fecham após 5 anos de atividade.
As EPPs têm a menor taxa de mortalidade entre os Pequenos Negócios, 17% fecham após 5 anos de atividade. A maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em 5 anos).
Entre os diversos fatores que colaboram para a pouca durabilidade das empresas brasileiras, o principal é o pouco preparo pessoal ou a incapacidade de gestão. Com o objetivo de auxiliar os gestores que queiram aprender e entender melhor o universo corporativo, a Fundação Santo André oferece o curso de pós-graduação EAD, MBA em Finanças Corporativas, que traz informações relevantes sobre as Fontes de Financiamento, Investimentos e Planejamento Financeiro Empresarial, entre outras. O curso é ministrado pelo Professor Gabriel Sarmento, economista, mestre em educação e educador financeiro.
Entre as dicas do curso, Sarmento fala sobre as necessidades de financiamento empresarial, o porquê e para que as empresas buscam dinheiro quais são as opções de crédito bancário no mercado financeiro brasileiro. Outro fator importante é o tema Como planejar as finanças e o orçamento da empresa, sob o aspecto operacional, tático e estratégico e quanto gastar, como gastar e de onde tirar o dinheiro para esse gasto.
Além dos gestores corporativos, Gabriel destaca que o público que procura a pós-graduação engloba profissionais que desejam se especializar na área financeira e trabalhar com FP&A Financial Planning Analysis, M&A Mergers and Acquisitions ou Controladoria. “É uma área que remunera muito bem e extremamente carente de profissionais habilitados. Além disso, é uma área que permite a internacionalização, pois nós seguimos padrões internacionais de práticas financeiras, então com um pouco de estudo extra e inglês ou espanhol, é possível atuar no estrangeiro, usando do conhecimento adquirido conosco”, revela Gabriel.
O MBA em Finanças Corporativas da Fundação Santo André enfatiza a prática profissional. São 360 horas aula que devem ser cumpridas em até 12 meses. O aluno tem ainda a vantagem de flexibilidade de horário para estudar.
Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros.
As inscrições para o vestibular são gratuitas pelo site www.fsa.br/vestibular, e o calouro, para ajudar a alcançar seus sonhos, conta com programa de Bolsas da própria instituição. Mais informações www.fsa.br