Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre entre 1 e 7 de agosto, o Sesc São Paulo promove a 6ª edição do “Do Peito ao Prato”, iniciativa que se espalha por 27 unidades do Sesc, incluindo a de São Caetano. Ao todo, são mais de 100 atividades gratuitas voltadas à alimentação adequada para bebês de zero a dois anos.
No Sesc São Caetano, dia 3 de agosto (sábado), das 11h às 12h30, o destaque fica por conta da atividade “Olha o aviãozinho! Influência do comportamento dos pais na introdução alimentar”, conduzida por Juliana Bergamo.
A palestra aborda como o comportamento dos pais influencia significativamente a aceitação e os hábitos alimentares das crianças. Juliana Bergamo, nutricionista e mestre em ciências aplicadas à Pediatria pela Unifesp, é supervisora clínica do grupo de atendimento a crianças com TARE e pesquisadora do Protad/Ambulim/NUPE do IPq-HC Fmusp (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). A atividade é gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos.
Além dessa atividade, o projeto “Do Peito ao Prato” visa abordar a alimentação infantil a partir de uma perspectiva multifacetada, considerando aspectos nutricionais, sociais, culturais, econômicos e ambientais. A programação inclui oficinas, cursos, vivências, palestras, rodas de conversa, feiras e exibição de filmes, com temas que vão desde a importância do aleitamento humano até os desafios da mulher periférica na amamentação e a introdução alimentar complementar na neurodiversidade.