A combinação tempo seco e crime ambiental coloca em perigo a viagem dos motoristas ao longo das rodovias paulistas. Segundo levantamento da concessionária SPmar, no primeiro semestre de 2024 houve um aumento de 76% no número de queimadas registradas nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas em comparação ao mesmo período do ano passado.
E a notícia nada animadora é que o cenário de seca se manterá até setembro, possibilitando um crescimento ainda maior dos casos de queimadas. Para driblar as estatísticas, a concessionária SPmar implantou ações preventivas de combate aos focos de incêndio. Nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas, o planejamento começa em fevereiro, com as ações de limpeza em áreas de mato, a fim de evitar que um incêndio tenha facilidade de se espalhar, o chamado aceiro.
Ao longo dos meses que antecedem o outono são tomadas medidas com o intuito de dificultar a proliferação do fogo, como a poda da última berma, que é uma poda na parte de cima do talude do entorno da rodovia. Isso garante que, no caso de incêndio, o fogo permaneça no talude e não desça para a rodovia.
Além das ações preventivas, há um monitoramento visual diário feito pela equipe do Centro de Controle Operacional da SPmar em busca de algum sinal de fumaça e quando as câmeras detectam algum indício, a equipe de operação de combate a incêndio é prontamente acionada.
Em caso de incêndio ou fumaça invadindo a pista, imediatamente mensagens de aviso aos motoristas são veiculadas nos PMVs (Painéis de Mensagem Variável) espalhados ao longo da rodovia.