Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS que ganham mais que um salário mínimo começam a receber, na próxima quinta-feira (1/8), o pagamento referente a julho. Os depósitos serão feitos até o dia 7 de agosto.
O calendário de pagamento leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Os primeiros beneficiados serão os que têm cartão com final 1 (considere o dígito antes do traço).
Desde o último dia 24, o Instituto está pagando os benefícios previdenciários e assistenciais com valor de um salário-mínimo. O calendário desses pagamentos segue a mesma lógica dos pagamentos com valores maiores que o mínimo, ou seja, é feito de acordo com o número final do benefício.
Do total de 40.459.849 benefícios, 6.149.207 são benefícios assistenciais e 34.310.642 previdenciários. O número de pessoas que recebem até um salário mínimo é de 28.082.093. Os que ganham acima do piso nacional somam 12.377.756.
Como consultar – Os segurados podem verificar os dados de seu pagamento pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS (gov.br/meuinss), utilizando a conta Gov.br para login. No portal, é possível verificar o extrato de pagamento, os valores a serem recebidos, as datas de pagamento, além de agendar ou remarcar perícias e utilizar outros serviços.
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para o telefone 135. Ao ligar, é preciso informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.