A coligação que apoia a pré-candidatura do vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) à prefeitura de Santo André, formada por Republicanos, União Brasil, PL e PP, convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (29), com o motivo intitulado “apoio e honra ao projeto por Santo André em defesa a Luiz Zacarias”. O ato é reflexo das declarações do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, neste domingo (28/07) em Ribeirão Pires, em que sugeriu uma possível desistência da candidatura e composição com o atual prefeito, Paulo Serra (PSDB).
A fala de Costa Neto, que afirmou ter a “impressão” de que Zacarias estaria conversando com Serra sobre uma possível aliança causou apreensão entre os apoiadores do candidato. A declaração ganha contornos ainda mais delicados diante da recente polêmica envolvendo a participação de Zacarias na reinauguração do Cine Lyra em Paranapiacaba, evento que pode configurar infração à legislação eleitoral e resultar na impugnação de sua candidatura.
A situação coloca em xeque o futuro político de Zacarias, que rompeu com Serra no início do ano após o atual prefeito indicar Gilvan Junior (PSDB) para sucedê-lo. Acusando Serra de traição, Zacarias decidiu lançar sua própria candidatura, colocando fim à aliança que os mantinha unidos. A incerteza permanece sobre os próximos passos do candidato e o desenrolar da corrida eleitoral em Santo André.