A Estância Turística de Ribeirão Pires inicia no próximo domingo (28/07), uma sequência com quatro finais de semana de música, gastronomia e turismo. A primeira atração será o Festival Choro & Jazz, no Mirante São José. Os outros três finais de semana serão da 15ª edição do Festival de Chocolate com variadas atrações musicais no Complexo Ayrton Senna. Ao RDtv desta sexta-feira (26/07), o secretário municipal de turismo, Emerson Gilardi, ressaltou a importância destes eventos para a economia da cidade.
“Olha, acrescenta bastante, porque a gente movimenta o nosso comércio, movimenta o comércio local da cidade, traz a oportunidade de nós estarmos divulgando nossos pontos turísticos, as atrações que existem também na cidade. Então, isso é muito importante. A gente está dentro de uma estância turística, estamos fazendo um trabalho de desenvolvimento do turismo aqui na cidade, na região, para que nós alcançamos um público que vem aqui a nossa cidade e tem opções para poder visitar um ponto turístico, como o Parque Oriental, o Mirante São José, que está muito bonito, que foi inaugurado esse ano”, inicia o chefe da pasta.
“Temos também a Pedra do Elefante, temos a Igreja do Pilar, que é uma das igrejas mais antigas aqui da região do ABC. Então, o turismo acrescenta não só ao comércio, à economia local, e à oportunidade de a gente estar divulgando o nosso trabalho aqui na cidade”, completou Emerson.
O Festival Choro & Jazz vai reunir artistas locais como o Combo Jazz e a Roda de Choro da EMARP (Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires), além da participação de Frank Oberson Quarteto, Flávio Barba e Elias Maria. As atrações começam suas apresentações às 15h30 e seguem até o final da noite.
O Festival do Chocolate começa no dia 2 de agosto e vai até o dia 18 do mesmo mês. Entre os artistas mais conhecidos estão o grupo Tradição, Sérgio Reis, Hungria, Blitz, Camisa de Vênus, Felipe e Rodrigo, Jeito Moleque, Flor de Cacau, Bruna Viola e Maria Gadú. Além de atrações infantis.
Outro ponto será o de gastronomia, pois além do chocolate, a culinária nordestina também estará representada, assim como a sustentabilidade. Até mesmo as credenciais do evento podem ser reutilizadas. Ainda sobre este ponto, tudo o que for reciclável será encaminhado para cooperativas especializadas neste tipo de material.