
A cantora paulistana Fabiana Cozza realiza, no dia 3 de agosto (sábado), na Fábrica de Cultura Diadema, o show “Dos Santos”, dedicado ao universo cultural das religiões de matriz afro-indígena brasileiras. O show começa às 16h, e a entrada é gratuita. Este é o oitavo álbum de carreira da cantora Fabiana Cozza, que carrega seu último nome de batismo no título e pode ser considerado trabalho de estreia como compositora.
Com uma banda formada por Fi Maróstica (baixo e direção musical), Fábio Leal (guitarra) e Cléber Almeida (bateria), o projeto tem o apoio do ProAC-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo), do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, apoio Fábrica de Cultura Jardim Diadema.
O repertório inédito, lançado em setembro de 2020, é um manifesto poético-musical-antirracista, como afirma Fabiana Cozza, cuja cultura do sagrado afro-brasileiro é a inspiração e matriz.
O ineditismo da obra reside, em parte, nas canções especialmente compostas para “Dos Santos”, na pluralidade de compositoras e compositores oriundos de sete estados brasileiros e da Guiné-Bissau (o caso do cantor Mû Mbana), bem como na deferência e valorização das liturgias e filosofias banto e iorubá, que dialogam com a herança negra em diáspora criada nos terreiros de candomblé, umbanda, jurema e demais cultos de tradição afro.