Metodista abre inscrições para festival de vídeo

A Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) sediará de 25 a 27 de outubro de 2012, a quinta edição do U.FRAME – Festival Internacional de Vídeo Universitário. É a primeira vez que o evento vai acontecer no Brasil, e podem participar dele estudantes universitários de todo o mundo.

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira(1), e se encerram em 31 de julho de 2012. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados e baixados pelo site oficial do festival www.uframe.org .

Newsletter RD

O U.FRAME surgiu em 2008, por meio de uma iniciativa da Universidade do Porto, de Portugal, conjuntamente com a Universidade da Coruña, da Espanha. Em 2009, a competição ganhou a participação da University of Texas at Austin e, no ano passado, o U.FRAME passou a contar com a Universidade Metodista como sua associada e representante para a América Latina.

O Festival tem como objetivo reunir, premiar e tornar visível e público o que de melhor se faz nas universidades dos cinco continentes, nos múltiplos formatos permitidos pelo audiovisual. Para o professor Paulo Rogério Tarsitano, diretor da Faculdade de Comunicação da UMESP e organizador do U.FRAME no Brasil, estimular o sentido criativo e a originalidade dos jovens, estimulando novas formas narrativas, linguagens e novos suportes de criação de conteúdos audiovisuais é a principal razão de ser do Festival.

A 5ª edição do U.FRAME vai premiar cinco categorias: melhor curta metragem de animação, de documentário, experimental, de ficção e peça mobile para dispositivos móveis. Os prêmios variam de dois mil euros para o vídeo que for eleito o melhor do festival a 500 euros, convertidos na moeda local, para os vencedores em cada uma das outras quatro categorias.

Os cinco pré-selecionados para cada categoria serão divulgados no dia 16 de agosto e as apresentações para um júri que será composto por representantes das universidades organizadoras e por profissionais de cinema e audiovisual brasileiros, acontecerão durante o evento, no dias 25 e 26 de outubro.

Na edição do U.FRAME realizada no ano passado, na cidade do Porto, em Portugal, foram inscritos 80 filmes de universitários de 10 países: Portugal, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Israel, Bélgica, China, Egito e Estônia.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes