Moradores da Vila Suíssa, em Ribeirão Pires, estão amedrontados com os recorrentes assaltos na região. O episódio registrado na última quinta-feira (11/07) com uma câmera de segurança na rua José Mortari mostra o cenário de insegurança no bairro.
Por volta de 19h40, um homem caminhava pela calçada quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta que levaram o aparelho telefônico da vítima e pertences pessoais. Na semana passada, no mesmo endereço, uma estudante também foi assaltada enquanto voltava para casa por volta das 20h40.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Ribeirão Pires registrou, somente este ano, 238 casos de furtos e 97 roubos.
O aumento na criminalidade tem sido motivo de preocupação para Marcos Vinicius de Araújo, residente do bairro, que relata já ter sido vítima da insegurança quando roubaram seu carro. “Já tive meu carro furtado aqui no bairro e de um ano pra cá já ouvi, pelo menos, quatro relatos de roubos”, afirma. Segundo o munícipe, o bairro sempre foi calmo no que se refere à segurança, mas de uns anos pra cá, a situação piorou. “Quando eu era jovem aqui era um bairro bastante tranquilo. Hoje que não é mais”, salienta.
Araújo comenta que o medo é tanto que até deixar a filha adolescente sair de casa se tornou uma preocupação. “Tenho medo de deixa-la sair, porque uma cidade que antes era segura já não é mais”, acrescenta.
Nas redes sociais, moradores expressaram indignação com a situação de insegurança. “Infelizmente ninguém pode ter sossego mais nesse mundo”, comentou uma internauta.
Questionada, a Polícia Militar informa que não houve registro de ocorrência do caso específico registrado por câmera de segurança, mas que a corporação intensificará a presença de policiais na região. “Através de programas como Atividade DEJEM, Radiopatrulhamento 190 e Força Tática, providenciaremos uma intensificação da presença das unidades de policiamento nas áreas indicadas, em conjunto com as demais informações que obtivemos”, declarou a PM.
O RD procurou a Prefeitura de Ribeirão Pires para obter esclarecimentos sobre possíveis medidas adicionais e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) no caso. Em nota, a administração municipal informa que a GCM realiza a busca pelos criminosos. “A GCM realizou buscas pelos autores do furto. A Guarda também informa que realiza monitoramento 24 horas e que as equipes fazem rondas ostensivas por todo município”.
Até o momento ninguém foi preso.