Vacinação contra é prorrogada até 6 de junho

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu indicar a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe nos municípios paulistas até a próxima quarta-feira, 6 de junho. O objetivo é imunizar idosos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e menores de dois anos de idade, gestantes em qualquer fase da gravidez, indígenas e trabalhadores da área da saúde.

Até o momento foram vacinados 4,57 milhões de paulistas, dos quais 3,2 milhões de idosos, 270,4 mil gestantes e 657,3 mil crianças entre seis meses e menores de dois anos. O número representa cobertura de 67%.

Newsletter RD

O grupo mais preocupante é o das gestantes, já que até o último dia 29, apenas 4.364 grávidas haviam tomado a dose da vacina contra a gripe, equivalente a 52,88% do universo de 8.252 pessoas estimadas para serem imunizadas em São Bernardo. Até o momento, 7.536 crianças entre seis meses e um ano e 11 meses receberam a primeira dose da vacina, ou seja, 71,5% do total de crianças a serem imunizadas na cidade.

A meta da Secretaria é imunizar 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.

Além de proteger a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também visa proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.

As crianças paulistas entre seis meses de idade e menores de dois anos deverão tomar duas doses da vacina contra a gripe. A segunda dose deverá ser aplicada um mês após a primeira. A medida vale para crianças que estiverem participando pela primeira vez da campanha de imunização, neste ano. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011 só precisarão receber uma dose neste ano.

A vacinação conta com mais de 7 mil postos de vacinação no Estado, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo são 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Acamados e sem condições de se locomover até as UBSs podem solicitar a vacinação em casa, agendando com a unidade mais próxima. A imunização será em dose única, com exceção das crianças, que devem receber duas doses, sendo que a segunda será aplicada 30 dias após o recebimento da primeira. O endereço das UBSs está no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br. Informações pelos telefones 4128-774 5 e 4128-7758.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrem aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participa da campanha deste ano.

A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site www.cve.saude.sp.gov.br.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes