O mercado pet no Brasil está cada vez mais consolidado. Segundo estimativa da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2024 o mercado movimentará R$ 64,3 bilhões. De olho nisso, uma empreendedora de Ribeirão Pires apostou na produção de festas para cães e montou a AUmiAU Confeitaria e Moda Pet. Ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (10/07), Kátia Gonçalves relatou a ideia que nasceu a partir de uma necessidade pessoal.
A empresa veio a partir da ideia de celebrar o aniversário do marido junto com seus cães, pois a família mora distante da cidade. Ao realizar uma festa em que os cães da família tiveram a possibilidade de comer bolos, salgadinhos e doces feitos com receitas especiais, Kátia viu no processo uma forma de empreender.
“A partir daí eu percebi que outras famílias poderiam ter essa oportunidade de ter esse momento de interação mais aproximado com os seus pets. A partir daí eu resolvi fazer um curso específico de confeitaria para cães, então foi assim que surgiu a AUmiAU”, explica.
A ideia da empresa é que toda a alimentação disponível no “cãodápio” tenha como base a alimentação natural e assim evitar que as guloseimas façam algum mal para os animais de estimação.

“Nossa confeitaria é toda baseada nos conceitos da alimentação natural. É importante destacar e lembrar aos tutores que nem tudo que é humano é permitido aos pets. Por exemplo, o chocolate que tem uma substância chamada Teobobrina que é extremamente tóxica para os animais. E o que fazemos para imitar o sabor do chocolate? Usamos outros tipos de corantes específicos”, justifica Kátia.
Toda a alimentação passa pela avaliação de um especialista antes de ficar disponível para os clientes. Até o momento a empresa realiza de quatro a cinco festas por mês. Kátia é a responsável por todo o processo, desde a compra de todos os produtos que vão nas receitas até a produção de todo os enfeites que vão ser colocados na decoração.
Por enquanto, a empresa realiza atendimentos no ABC, mas já apareceram clientes da Capital que foram buscar todos os produtos comprados para realizar a festa. “É uma forma de ter um momento de celebração com o seu cão. Geralmente eles vão antes da gente, então temos que registrar este momento de muito carinho com eles”, encerra a empreendedora.