É comum quando se faz uma refeição na rua, como comer um cachorro quente, sermos cercados por pombos, afinal eles fazem parte da paisagem urbana e é sabido também que eles podem trazer riscos à saúde, infecções alimentares e respiratórias. Porém dentro de um shopping center, não é muito comum encontrarmos pombos, mas é o que está acontecendo na praça de alimentação do Shopping Praça da Moça, em Diadema. As aves aproveitam a porta que dá para um playground externo e entram na área onde ficam as mesas e os restaurantes.
Vídeo publicado em rede social mostra funcionários da limpeza do centro de compras tentando afastar os pombos das mesas. Os animais chegam a dar sustos nos clientes.
Para a médica infectologista Elaine Matsuda, essa situação pode mesmo trazer riscos, mas isso seria mais sério se as aves fixassem moradia no local, porém elas entram só para se alimentar. “O grande problema dos pombos são as fezes, e eles defecam em qualquer canto, conforme vão comendo vão defecando inclusive em cima da mesa. A pessoa quando respira neste ambiente onde há fezes de pombos e consequentemente fungos, pode ter pneumonia fúngicas, principalmente pelo criptococos. Num indivíduo mais imunodeprimido pode causar até meningite”, explica.
No caso da ingestão de alimentos contaminados pelas fezes dos pombos, outros problemas graves podem ocorrer. “O indivíduo pode ter a salmonelose que é uma infecção intestinal grave”, alerta a infectologista. “A alimentação fácil, vai facilitar a proliferação e fica essa população descontrolada que invade tudo quanto é canto. A meu ver, se numa praça de alimentação não pode ter moscas, também não pode ter pombos, tem que ter alguma maneira de conter isso”, completa Elaine Matsuda.
A prefeitura de Diadema informou, através de nota, que não recebeu reclamações sobre a situação no shopping e diz que a equipe da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) pode orientar e, em último caso autuar, caso as orientações não sejam atendidas. “A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) é o setor da Vigilância em Saúde responsável por essas questões. Até o presente momento, não recebeu tal denúncia, logo, nenhum agente foi ao local verificar o que está ocorrendo. Quando a UVZ recebe a denúncia, a equipe de agentes de controle de zoonoses vai ao local para identificar os motivos da infestação e pontos críticos, orienta o estabelecimento e dá prazo para que se tomem as providências para corrigir o problema”, diz o informe.
Ainda de acordo com a nota, caso o problema persista, o estabelecimento é notificado e a prefeitura diz que há outras etapas de autuação antes da multa. “No caso específico de pombos, os agentes verificam os pontos dos 3 “As”: abrigo, alimento e água, que faz com que as aves se mantenham no local e dá as orientações e recomendações para impedir o acesso dos espécimes ao local. Os pombos são animais protegidos por lei e sua captura ou eliminação é crime. Logo, o controle é feito apenas de forma ambiental, tornando o lugar inadequado para sua instalação, ou seja, sem abrigo, água e alimentos”, conclui a administração municipal. Denúncias à UVZ podem ser feitas pelos telefones 08007710963 e 4059-5892 ou pelo e-mail ccz@diadema.sp.gov.br.
Shopping
Também em nota, o Shopping Praça da Moça, informou através de sua assessoria de imprensa, que os funcionários são instruídos a fazerem com que os pombos deixem a praça de alimentação sem feri-los. “O Shopping Praça da Moça informa que devido haver no local portas de acesso à área externa, eventualmente alguns pombos o acessam quando estas portas automáticas são acionadas, devido fluxo de clientes, e os colaboradores responsáveis pela manutenção e limpeza, têm orientação para dispersar imediatamente os animais de volta à área externa em segurança, lembrando que são animais protegidos por lei. Reiteramos que a administração do Shopping Praça da Moça segue todas orientações da Vigilância Sanitária e rigoroso controle de pragas”.