Neste domingo (07/07), às 15h, o Espaço Cultural Circo Lunar realiza a Mostra Artística de Processo do Programa Lunar de Iniciação Circense, no Parque da Juventude (rua Francisco Ortega Escobar – Vila Noemia, em Mauá), com entrada gratuita.
A mostra é resultado dos encontros realizados pelo Programa Lunar de Iniciação Circense, primeira formação artística nesta modalidade realizada na cidade de Mauá. O projeto visa colaborar e estimular artistas a ingressar no mercado de trabalho das artes.
A Mostra Artística de Processo do Programa Lunar de Iniciação Circense promove um encontro alegre e brincante para o público, que exalta a potência da arte circense, além de um grande intercâmbio entre artistas interessados em se aprimorar na linguagem e nas técnicas de acrobacias de solo, aéreos e palhaçaria.
Ao todo, estarão reunidos 30 (trinta) artistas de Mauá e Santo André (e inclui artistas de Paranapiacaba), que apresentarão habilidades e performarão números circenses, construídos ao longo da formação de circo, realizada de abril a junho de 2024, através do edital Proac 43/2023 – Formação/Realização de Cursos e Oficinas em Arte e Cultura.
O Programa Lunar de Iniciação Circense 2024 é a primeira formação artística e gratuita realizada na cidade de Mauá, voltada para artistas do circo e das outras artes cênicas. As modalidades oferecidas serão Acrobacia de Solo, ministrada por Jovani Almeida, Aéreos com Priscila Cereda, e Palhaçaria com Marcos Nascimento.
O projeto busca fomentar a formação circense profissional na região, além de promover um grande diálogo criativo entre artistas dessas cidades. Uma chance única de aprofundar conhecimentos e se preparar para ingressar no mercado profissional das artes.
Espaço Cultural Circo Lunar
Fundado em 2021, pela artista e produtora cultural Karen Nashiro, o Espaço Cultural Circo Lunar é um polo multicultural localizado em Mauá, que tem como objetivo fomentar as artes circenses na cidade e região.
Além de reunir profissionais habilitados para o ensino-aprendizagem, preza pela altíssima qualidade de forma segura, e também busca incentivar a economia criativa local, o projeto busca proporcionar aos artistas regionais a possibilidade de desempenhar seus trabalhos e compartilhar seus saberes onde residem.
Já no ano de surgimento, o espaço realizou o I Cabaré Lunar, que reuniu artistas circenses e cias de Mauá que atuaram pela primeira vez em sua própria cidade. O evento de inauguração do Espaço contou com um público espontâneo de aproximadamente 150 pessoas reunidas.
Desde então, o Espaço Cultural Circo Lunar junta artistas e cias circenses da região, além fomentar a cultura local e sobretudo resgata a arte de rua e valoriza os artistas da cidade e entorno. O local recebe frequentemente espetáculos, oficinas, workshops, funciona como espaço de ensaio para grupos artísticos, além de oferecer aulas particulares regulares de aéreos.
Em 2022, o espaço promoveu o I Encontro de Artes Circenses de Mauá, projeto contemplado pelo Proac, que envolveu mais de 30 artistas locais, além de importantes especialistas em técnicas circenses, como Rafaela Oliveira e Wellington Lima, do Cirque Du Soleil, Mano a Mana, Helder Vilela, Thiago Calafate, Trupe Baião de 2, entre outros. Um evento que atingiu um público de cerca de 500 pessoas.
Ainda em 2022, na II edição do Cabaré Lunar, o espaço recebeu nomes como Cia Circo Dança, Circo Teatro Palombar, Mano a Mana, Circo na Praça, Lambidasminas, Cia Pé no Asfalto, Cia Paralenda, Cia Híbrida, Circo na Praça, Roney dos Anjo.
Em 2023, a II edição do Encontro de Artes Circenses de Mauá foi feita através da parceria com o Sesc São Caetano, e trouxe espetáculos circenses (Família Barmú) e oficina de formação (Helena Figueira).
Informações www.instagram.com/espacocircolunar www.facebook.com/profile.php?id=100077558424670.