São Bernardo inaugurou nesta terça-feira (2/7), o Centro Turístico (rua Kara, 105 – Jardim do Mar), que servirá de recepção para quem deseja conhecer as ações desenvolvidas pelo setor. O espaço tem 980 metros quadrados de área e fica situado nas dependências do Complexo do Parque Cidade da Criança.
Com investimento total de R$ 583 mil, o espaço passou abrigar o Centro de Informação Turística, Centro de Acolhimento ao Turista – que servirá para palestras, treinamento e qualificação profissional – o Welcome Center de Turismo Industrial, voltado a receber grupos de visita, principalmente de fora, além da sede do Departamento de Turismo, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de São Bernardo, bem como o Convention Bureau, escritório para eventos e que pode servir de cenário para gravações.
Tombado pelo patrimônio histórico e cultural de São Bernardo, o Centro Turístico não está inserido na área de concessão junto ao parque. O projeto de reforma é financiado com recursos do governo de São Paulo, via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).
“Esse é um marco importantíssimo para o turismo de São Bernardo, pois recoloca nossa cidade na trilha também do turismo de lazer. O nosso turismo industrial já é referência em todo o Estado de São Paulo. Recebemos muitos visitantes de empresas e indústrias que querem conhecer essa nossa vocação para o empreendedorismo”, diz Fernando Longo, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.
Fídia Zamboni
O Centro Turístico leva o nome de Fídia Zamboni, funcionário da Prefeitura, que, há 50 anos, se tornou um dos principais idealizadores do projeto, conhecia a capital amazonense e teve a ideia de criar, integrada ao Complexo da Cidade da Criança, uma réplica de Manaus.
O layout do projeto segue padrão de monumentos arquitetônicos que remetem à região Amazônica. Os espaços administrativos são réplicas de locais históricos de Manaus (AM), formada por conjunto de prédios da região Norte do País. Há também uma réplica da Igreja Matriz de Manaus, réplica do antigo restaurante Chapéu de Palha, réplica do Teatro Amazonas e réplica do Encontro do Rio Amazonas.
A segunda etapa do projeto abrange, especialmente, a execução da réplica do Hotel Amazonas, conclusão de obras prevista para o segundo semestre deste ano. A intenção da revitalização é oferecer parte do espaço administrativo para o governo do Amazonas instalar um escritório local e fazer atividades, exposições e shows regionais.