No dia 27 de junho, o INSS completou 34 anos. Fruto da integração do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), em 1990, o INSS tem passado por constantes transformações: aposta e modernização dos meios digitais, aperfeiçoamento do Atestmed – que permite a substituição da perícia médica presencial por análise documental –, recomposição gradual do quadro de funcionários, com a posse de 1.276 novos servidores, aperfeiçoamento dos fluxos internos, dando mais agilidade na concessão e análise de benefícios, adoção de linguagem simples e produção de conteúdo de serviço para cidadãs e cidadãos, por meio do site oficial e das redes sociais oficiais do INSS.
Para levar mais facilidades aos aposentados e pensionistas na hora de comprovar o vínculo com a autarquia previdenciária, o Ministério da Previdência e o INSS criaram a carteira do beneficiário, que vem também com o cartão virtual Meu INSS+ e oferece descontos em serviços, supermercados, farmácias, viagens, entre outros.
Para quem espera uma resposta aos seus pedidos junto ao INSS, há que se destacar a redução do Tempo Médio de Concessão líquido para 40 dias (abaixo do prazo legal, que são 45 dias), e também a rapidez na análise de pedidos de aposentadoria por meio da plataforma Meu INSS (gov.br/meuinss), que oferta mais de 100 serviços à população.
Retomando a humanização no atendimento, como orientado pelo ministro Carlos Lupi, o INSS, em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, está implantando salas multissensoriais para atendimento de pessoas com autismo.
Outros destaques no que diz respeito ao atendimento são as reformas nos PREVBarcos e a recriação dos PREVMóveis. As unidades móveis levam o INSS a localidades remotas e onde não há agência da Previdência Social.
Além disso, para ampliar a rede de atendimento, o INSS tem firmado parcerias com prefeituras, entidades civis, confederações, associações e com os Correios, que tem 11 mil agências espalhadas em todo país. Por meio dessas parcerias, o INSS aumenta a oferta de serviços e atendimento a brasileiros e brasileiras.
“São 34 anos de história, muitas conquistas, desafios mas, acima de tudo, hoje o INSS está mais próximo de cidadãs e cidadãos, levando informação, serviços e reconhecendo direitos, que é a sua missão”, afirma o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Para levar informação a quem mais precisa e garantir sua missão, o INSS conta, ainda, com as centrais de telefone 135 e a ajuda da assistente virtual Helô, para tirar dúvidas sobre serviços e benefícios.