FMABC tira dúvidas do público sobre doenças neuromusculares

A Faculdade de Medicina do ABC e a Academia Brasileira de Neurologia realizam no próximo sábado (2) dois eventos na área de Doenças Neuromusculares. Médicos, alunos e demais interessados da área da saúde participarão de jornada entre 8h e 18h. Paralelamente, pais e familiares de pacientes com o problema assistirão palestras e poderão tirar dúvidas sobre o tema das 13h às 18h. Os dois eventos ocorrerão no prédio CEPES, no próprio campus universitário em Santo André (avenida Príncipe de Gales, 821). Inscrições gratuitas no local.

As doenças neuromusculares atingem o músculo (miopatia), o nervo (neuropatia) ou a placa mioneural – localizada entre o músculo e o nervo. Entre as ocorrências mais frequentes estão as distrofias musculares, de caráter hereditário; a miastenia grave, cujos principais sintomas são fadiga muscular e queda das pálpebras (ptose); e as neuropatias decorrentes do diabetes ou do abuso de álcool.

Newsletter RD

As doenças neuromusculares podem ter causas imunológica, tóxica (uso de medicamentos), inflamatórias e até mesmo ser o primeiro sinal de uma doença pré-existente ou que está por vir, conforme explica a neurologista responsável pelo Ambulatório de Doenças Neuromusculares da FMABC, Dra. Alzira Alves de Siqueira Carvalho, que coordenará os eventos ao lado do professor Titular de Farmacologia e coordenador de Graduação, Dr. David. Feder.

Público leigo
Paralelamente à jornada científica, a Faculdade de Medicina do ABC realiza encontro de “Conscientização sobre Doenças Neuromusculares e Acompanhamento Multidisciplinar”. A iniciativa é direcionada a pais e familiares de pacientes que sofrem de doenças neuromusculares, com intuito de esclarecer o público leigo sobre o que são as doenças, tipos de tratamento disponíveis, pesquisas em desenvolvimento, entre outros assuntos.

A ocasião marcará ainda a inauguração do novo Laboratório de Doenças Neuromusculares Luciano Paschoini – o primeiro do gênero na rede pública do Grande ABC. O local servirá para viabilizar a principal ferramenta de diagnóstico precoce dessas doenças, que é a biópsia muscular. Nessas circunstâncias, o Setor de Genética e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina do ABC atuará em parceria com o Ambulatório de Doenças Neuromusculares e cederá toda sua infraestrutura laboratorial.

A inauguração do Laboratório de Doenças Neuromusculares ocorrerá às 12h. Outras informações e a programação completa dos eventos da Faculdade de Medicina do ABC no site www.fmabc.br.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes