Neste sábado (29/6), Santo André recebe uma experiência autêntica para os amantes de livros. A escritora Dalila Verás fará o lançamento de seu mais novo livro de poesias, intitulado “Opções para Morrer no Espaço”. O evento acontece na Livraria Alpharrabio (rua Dr. Eduardo Monteiro, N°151, Jardim Bela Vista), às 11h.
Este é o 21º livro da autora, e em entrevista ao RD, Dalila compartilha empolgação com o lançamento da obra: “Após toda essa trajetória, experimento uma nova linguagem. São poemas em prosa, com muita poesia”, comenta contente com o resultado.
Além de escritora, Dalila é proprietária da Alpharrabio, em atuação há, pelo menos, 32 anos na cidade. Questionada sobre sua motivação para gerir o equipamento cultural, diz que era uma necessidade criar um espaço onde artistas, escritores e pensadores pudessem se encontrar, mostrar seus trabalhos e debater.
Conhecida por suas habilidades de escrita, sua mais recente obra promete desafiar e inspirar os leitores e frequentadores da Alpharrabio. “Espero que eles levem questionamentos consigo, mas também alguma contaminação pela possibilidade de encontro com a sutileza e as possibilidades da poesia em atingir zonas imprevisíveis no ser humano leitor”, disse a autora.
O evento de lançamento será oportunidade única para os fãs da poesia e da literatura conhecerem Dalila Veras, obterem autógrafos e adentrarem no mundo poético.
Orelha
É no campo de batalha que os poemas de “Opções para morrer no espaço”, de Dalila Teles Veras, se encontram, machucados e fortes, na luta contra novos inimigos moderníssimos, como o ultra capitalismo, a pandemia, a i.a. e, sobretudo, a favor da democratização da mesma literatura. poesia democratizada e democratizante, em escuta e solidariedade, cuja pátria é a língua portuguesa em suas totalidades.
A leitura busca a poesia das coisas no “escaninho da memória”, e o próprio livro, ao ser ele mesmo um grande acervo de memórias para o futuro. Nascido na “sebenta de capa azul-anjinho”, de excertos de falas alheias e de notícias do jornal, acompanhado de uma multidão silenciosa de outros grandes livros, palavras “a palo seco”, “mas sem remendos”, não há como não ser autêntico, mas afinal, há uma forma escolhida de morrer no espaço? Dalila já respondeu: “quero permanecer a vagar na órbita do sol / mínima e incapturável”. Mas acontece que Dalila é grande, e nós, sedentos por tentar capturar os vários universos aqui tão bem catalogados – e os outros tantos que estão por vir. – Amanda Vital
Serviço:
Conversa de Livraria e lançamento – Opções para morrer no espaço de Dalila Teles Veras
Data: sábado (29/6)
Local: Alpharrabio Livraria (rua Eduardo Monteiro, N°151 – Jd. Bela Vista)
Contato: Tel. (11) 4438.4358 – WhatsApp (11) 97275-7802