O prefeito Orlando Morando sancionou, nesta quinta-feira (20/6), legislação que estabelece a obrigatoriedade da presença física de pelo menos um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) em todas as unidades escolares municipais de São Bernardo.
Reforço na segurança
A presença da GCM nas escolas de São Bernardo teve início em 10 abril de 2023 como ação emergencial da Prefeitura em resposta à sociedade a um caso que chocou o País, um ataque a uma escola infantil de Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de abril do mesmo ano. Na ocasião, um homem teria pulado o muro da creche e atingido as crianças que estavam no parquinho da instituição com golpes de machadinha, deixando quatro delas mortas e outras cinco feridas.
No mesmo mês, em 19 de abril de 2023, foi aprovada a Lei Municipal 7.202, que institui a Diária Especial de Segurança Escolar (Dese) aos profissionais da GCM que atuam nas unidades escolares, de forma voluntária, nos dias de folga. A medida garante um rendimento líquido de até R$ 3.165 por mês para o GCM (permitindo o máximo de dez plantões de 12 horas por mês a cada profissional). Atualmente, cerca de 120 agentes da corporação aderiram à prática.
Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos destaca que a presença de profissionais da Guarda Civil Municipal nas escolas tem surtido efeito direto na segurança da comunidade. Exemplo disso foi observado no dia 29 de agosto de 2023, quando ação da GCM impediu a invasão de criminosos na Emeb Ana Maria Poppovic, no Jardim Ipê. Assim que as câmeras de segurança detectaram a presença de quatro criminosos pulando os muros, o agente foi acionado e perseguiu os invasores, que foram detidos.