Atingir a nota máxima no MEC (Ministério da Educação e Cultura) significa entregar para estudantes das universidades um material acadêmico que proporcione não somente aprendizado, mas uma base sólida para o mercado de trabalho. A FSA (Fundação Santo André), que já contempla a nota máxima em diversos cursos, elevou mais dois ao patamar máximo de ensino, sendo eles de Gestão da Tecnologia da Informação e Pedagogia. Este último promove uma participação maior dos professores docentes, que lidam com seus futuros colegas de trabalho.
Quem comenta sobre como a FSA elevou o nível de educação entre o aluno e professor é Andreia Menarbini, coordenadora adjunta de Pedagogia da Fundação Santo André, que em entrevista ao RDtv, explica como a instituição promove aos alunos do curso a bagagem necessária para se tornar futuros professores. “Atingir a nota máxima do MEC envolve dois fatores que possuem grande impacto na educação dos estudantes, sendo eles a tradição e a inovação, em prol de construir uma formação sólida para os futuros profissionais de ensino”, diz.
Como parte do processo, Andreia diz que esses dois fatores contribuíram para a construção constante da relação entre estudantes e docentes. Ela pontua principalmente o acolhimento individual do aluno, envolvendo o trato diário a reconhecer as limitações e capacidades de cada um em sala de aula. Na Pedagogia essa lição é reforçada, pois “professores com experiências desenvolvem o máximo do potencial dos alunos”. Atualmente, a FSA possui 120 alunos no curso.
Para proporcionar ao aluno espaço a fim de exercer o seu potencial, a coordenadora explica sobre a importância da criação de vínculos afetivos. Segundo ela, “quando cuidados da formação de professores temos que ser exemplos, mostrando como a experiência do professor reproduz nos alunos, pois além de ensinar matérias, o docente ensina a conviver em sociedade”.
Além de reforçar a conexão entre professor e aluno, a Fundação investiu fortemente em toda a sua grade curricular. A diretoria estudou novas legislações, envolvendo desde primeiros-socorros até a utilização de tecnologia e inteligência artificial em sala de aula. Esse processo envolve a participação direta de professores e estudantes que, através de feedbacks positivos e negativos, otimizaram o método de ensino e possibilitaram que o curso de Pedagogia da FSA atingisse a nota máxima no MEC.
O aprimoramento da didática da FSA com a elevação do relacionamento entre aluno e professor direciona a coordenadora a pensar no mercado de trabalho. Esse fator, por sua vez, já foi motivo de preocupação para Andreia, mas hoje é motivo de orgulho e compromisso com os alunos. “Por muito tempo a ciência foi desvalorizada, sendo este o material base que professores utilizam para lecionar. Apesar desse fator gerar um desinteresse pela profissão, se abriu um leque de possibilidades para novos profissionais”, diz. Ela comenta que a FSA é referência para concursos públicos e escolas do ABC, levando alunos em seus semestres iniciais de curso a conseguirem estágios.
“Os professores são as pessoas que fazem sua classe resistir a qualquer intervenção neoliberal ou negacionista que surge. Por isso, cabe a nós, professores já experientes, passar nossos conhecimentos a alunos que serão os docentes de amanhã”, comenta a coordenadora adjunta do curso de Pedagogia da FSA.