ABC - domingo , 21 de julho de 2024

S.André e S.Bernardo têm exposições para apaixonados por carros antigos

Nostalgia é um dos fatores que atrai público a exposições de carros antigos (Foto: Paulo César Ribeiro/PMSCS)

Para os amantes de veículos antigos do ABC, junho conta com exposições do gênero em Santo André e São Bernardo. Os eventos proporcionam, além das mostras de carros que marcaram época, encontro de apaixonados pelo ronco dos motores e que formam comunidades que vão além das pistas.

Neste sábado (15/6), Santo André recebeu o Encontro de Carros Antigos Autozone & Classic Cars Life Style. Com a parceria das duas organizações, o encontro reúne clássicos no estacionamento localizado na avenida Pereira Barreto, 1536, Jardim Paraíso, de modo gratuito.

Newsletter RD

Já no dia 29 de junho (sábado), acontece o 1º Arraial dos Clássicos a partir das 13h, na avenida Atlântica, 1077, na Vila Valparaíso. O encontro, que recebe visitantes e amantes de carros antigos gratuitamente, conta com food trucks, música ao vivo, sorteios e brincadeiras para crianças.

São Bernardo

Neste domingo (16), acontece o “Domingo no MAX” na rua Frei Damião, 355 — Pauliceia, em São Bernardo. A atração é gratuita e acontece a partir das 9h, comemorando o aniversário da organização Classics Showww, que reúne carros fabricados até 1999.

Nos dias 20 e 27 de junho (quinta-feira), acontece o Encontro de Antigos, a partir das 18h30, na avenida Kennedy, 1155, no Parque Anchieta. A festa conta com feiras de peças de carros antigos, entrega de souvenirs e praça de alimentação para visitantes. A organização pede como entrada obrigatória a doação de 1 kg de alimento não perecível ou algum item de agasalho.

Em celebração ao Dia Mundial do Fusca (22 de junho), acontece a partir das 9h, na avenida Rotary, 624, no Centro, evento que reúne Fuscas de diversas cores e estilos para a contemplação dos visitantes. Para acesso ao evento e ter gratuidade ao estacionamento, a organização valida o ingresso com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades sociais da cidade.

Paixão pelo carro antigo

Para entender o que atrai o público a visitar às exposições, o RD conversou com Guilherme Baeza, membro da Diretoria da Rust Garage ABC, e Igor Oliveira, organizador de eventos relacionados a carros antigos, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano.

Amante de carros desde criança, Guilherme Baeza fez parte da fundação do Rust Garage ABC, que se apresenta a cada duas semanas em locais da região, como no Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires. “Depois que comprei um fusca e restaurei ele, conheci pessoas nesse processo que dividem a mesma paixão que a minha. Começamos a marcar encontros semanais para levar os carros e jogar conversa fora, logo, mais pessoas foram somando e se tornou o evento que é hoje”, diz. O Rust Garage ABC recebe há dois anos cerca de 80 a 120 carros por evento.

Igor Oliveira atua como organizador de exposições de carros antigos em São Caetano, como o Bosque Old Cars (que aconteceu no dia 9 de junho), e reforça a fala de Baeza em como o evento vai além de uma mostra de veículos históricos. “Esses eventos oferecem oportunidades para networking e troca de conhecimentos, por estabelecerem relações entre colecionadores, restauradores, fornecedores de peças e admiradores. Creio que por isso seja tão procurado, bem como pela história que cada clássico traduz na vida dessas pessoas”, comenta.

Outro fator que ganha destaque segundo os organizadores é a nostalgia. Baeza relata que frequentadores comentam sobre como seus avôs e pais tiveram determinado modelo de carro, de determinada cor e ano. “Se tiver que receber o mesmo senhor de 70 anos toda semana e escutar a história que ele teve um Fusca há 50 anos, vou ter o prazer de escutar isso por saber que isso vale muito para ele”.

Entre os veículos mias buscados estão o Opala, Maverick, Dodge Dart e Kombi. Além disso, cada amante possui algum grupo de carros que chamam mais atenção, seja pelo barulho do motor, pela sua história ou aparência. “Além do profissionalismo, organizamos esses eventos com muito carinho e amor, procurando sempre contribuir com causas sociais por meio da arrecadação de alimentos, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta Oliveira.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes