A pré-candidata a prefeita de Mauá, Amanda Bispo (UP), terá um nome diferente para sua segunda tentativa de alcançar o comando do Paço. Desta vez o escolhido para ser pré-candidato a vice foi Pedro Ferreira, o Seu Pedro (UP), que seguirá para sua primeira disputa eletiva. Ao RDtv, ambos defenderam uma maior participação popular em ações do governo, principalmente na definição da aplicação dos valores no orçamento municipal.
“Nos dias de hoje é muito difícil o povo acreditar em um partido que possa mudar a vida do povo. Então a Unidade Popular é uma coisa muito importante para mostrar para esse povo, para essa classe operária, para a periferia que eles têm o direito de participar do orçamento da Prefeitura. Saber para onde vai a verba que o Governo do Estado manda, o que será feito com essa verba”, justifica Pedro.
Amanda considera que com a maior participação da população, a partir de uma estratégia de poder popular, vai conseguir fazer com que a arrecadação da cidade possa virar investimento para melhorar a vida das pessoas, principalmente as mais necessitadas e que estão chamando a atenção da chapa de pré-candidatos e do partido como um todo.
“Nós da UP acreditamos que uma das coisas inadmissíveis é a gente viver em uma das cidades mais ricas do País, Mauá está entre as 70 cidades mais ricas do Brasil, e a gente ter pessoas morando na rua, por exemplo. Passar pelo centro de Mauá e ver em todas as vezes que saímos da estação de trem ou de ônibus, a gente vê como cresce a quantidade de moradores de rua.
É inaceitável. Nem que a gente tenha que colocar para dentro da (sede da) Prefeitura, não podemos ter pessoas morando nas da nossa cidade”, exemplifica a pré-candidata.
A prefeiturável também relembra as ações da legenda durante o período de pandemia, não apenas auxiliando os mais necessitados, mas também encabeçando lutas para o combate a violência contra a mulher, a partir do Movimento de Mulheres Olga Benário, e do debate sobre habitação a partir da ocupação de locais na cidade com o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).
Tais fatos são pontos colocados como justificavas pelos pré-candidatos da Unidade Popular sobre a necessidade de uma participação da população que possa seguir além das escutas existentes.