A exposição Sacilotto em Movimento, que celebra o centenário do artista andreense, pioneiro do concretismo e da “op art” (arte óptica), Luiz Sacilotto, está com inscrições abertas para visitas educativas, em Santo André. A mostra, com estudos preparatórios, documentos históricos pessoais e institucionais, obras em papel, pinturas e objetos tridimensionais criados pelo artista, fica na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (rua Campos Sales, 414 – Centro) até 29 de junho, também com visitação espontânea.
As visitas podem ser agendadas às terças-feiras até 25 de junho, entre 10h e 14h45, e aos sábados até 29 de junho, das 10h às 10h45 e das 13h às 13h45. Interessados devem preencher o formulário disponível no link http://acesse.santoandre.br/
O público espontâneo pode visitar a exposição “Sacilotto em Movimento” de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Com curadoria de Reinaldo Botelho, coordenador da Casa do Olhar, a exposição faz uma abordagem biográfica do artista, destaca também o vínculo e as relações sociais, artísticas e culturais de Luiz Sacilotto com Santo André. Luiz Sacilotto foi um pintor, desenhista e escultor aclamado mundialmente pela importância de sua obra.
O artista ocupa um espaço ímpar na história da arte brasileira: sua pesquisa, marcada pela abstração geométrica e pelo uso inovador de formas e cores, contribuiu de maneira fundamental para a consolidação da arte abstrata no Brasil. Ao longo de sua carreira, Sacilotto desenvolveu uma linguagem singular, que influenciou gerações e contribuiu pra a afirmação da identidade artística nacional.
A exposição é composta por 125 itens, organizados por núcleos, com destaque para os núcleos atelier, composto por estudos de pigmentos, estantes de livros e objetos de trabalho do artista, e o audiovisual, com depoimentos e entrevistas concedidas por Luiz Sacilotto.