Vice de Oswaldo Dias será conhecido até 3 de junho

O nome de quem irá disputar a Prefeitura de Mauá ao lado do prefeito Oswaldo Dias, pré-candidato à reeleição pelo PT, será conhecido até o dia 3 de junho. Enquanto uma ala do Partido dos Trabalhadores defende a chapa pura, outra trabalha para a criação de alianças com outras legendas e, consequentemente, para que o vice seja de um partido aliado.

O deputado estadual Donisete Braga, cogitado como possível vice caso o partido decida por chapa pura, defende a indicação de integrante de outro partido. Irmão Ozelito (PTB) tem despontado na lista.

Newsletter RD

“Vamos trabalhar para construir alianças e unir forças para vencer as eleições no primeiro turno. Entendemos que segundo turno é uma outra eleição, então estamos conversando com outros partidos, principalmente os que já romperam com Vanessa Damo (pré-candidata pelo PMDB) para criarmos uma grande composição”, diz. “Não temos nada contra o Paulo Eugênio (atual vice-prefeito que ainda tenta convencer os delegados sobre sua manutenção no posto), apenas acreditamos que é necessário unir forças”, completa.

A reunião dos 430 delegados que definirão quem será o pré-candidato a vice-prefeito ainda não tem data definida. Inicialmente o encontro estava agendada para o próximo dia 27, mas a data poderá ser alterada para o dia 26 deste mês ou para 3 de junho. O dia da reunião deverá será definido nesta segunda-feira (21).

Bandeira
O parlamentar, que esteve nos estúdios do RDtv nesta quinta-feira (17), afirmou que encabeçará discussão sobre mudanças no Marco Regulatório do Petróleo. Braga defende alterações com relação às regras de repasse de ICMS na origem e no destino do produto. “Mauá tem uma refinaria de petróleo, mas não recebe repasse de ICMS por isso. Quem ganha é São Caetano e Barueri, pois são esses os municípios que vendem o produto”, alega.

Segundo o deputado, cada uma dessas cidades recebe valor médio de R$ 120 milhões por ano pela venda do produto. “Isso é injusto; se é em Mauá que ele é refinado, parte do repasse do imposto deve ficar por lá. Se tivéssemos pelo menos metade deste valor já seria algo importante para investirmos em Saúde e Educação”, defende.

Consórcio
O parlamentar pretende se reunir com o Sindicato dos Petroleiros de Mauá para levar o assunto ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. “Pretendo tratar o assunto de forma regional. Apesar de saber que o prefeito de São Caetano não vai gostar muito disso, tenho certeza que se fosse o contrário ele ou qualquer outro prefeito faria o mesmo”, completa Braga, que articulará com a bancada de deputados do Estado para buscar aprovação de modificações no Marco Regulatório.

Donisete Braga também reafirmou a necessidade da criação de um terceiro hospital estadual na região para atender, principalmente, demandas de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “Assim seria possível desafogar o Mário Covas (em Santo André) e o Serraria (em Diadema)”, disse.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes