As festividades de comemoração dos 70 anos da FAECO – Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Fundação Santo André receberam o Coral Sua Voz, do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, que é formado por pacientes precisaram retirar toda a laringe, o que inclui as cordas vocais, devido a um câncer avançado no órgão.
O Coral Sua Voz mostra que, com a reabilitação, existe a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar.
O câncer de laringe é uma doença que atingiu 6.470 em homens e de 1.180 em mulheres no Brasil em 2023, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Uma das formas de tratamento é a remoção cirúrgica do órgão, de forma parcial ou total, chamada de laringectomia.
O paciente que passa por uma laringectomia total (que inclui a retirada das cordas vocais) perde a capacidade de se comunicar pela fala em um primeiro momento. A fala é responsável pela comunicação de pensamentos e emoções, o que é muito importante para a integração social do indivíduo.
Durante a reabilitação, os pacientes aprenderão a utilizar o esôfago para produzir voz. Seja por meio de uma prótese colocada pelo cirurgião de cabeça e pescoço ou de técnicas fonoaudiológicas especificas, estes pacientes podem voltar a se comunicar, com uma voz um pouco diferente e mais grave, mas que permite a função básica de comunicação de pensamentos, sentimentos e emoções.
Muitos pacientes, mesmo depois de reabilitados e tendo voz, perdem o convívio social ao não saírem de casa ou não conversarem com amigos, por exemplo. Por isso, com objetivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, o A.C.Camargo criou o grupo de apoio Sua Voz.
Elisabete Carrara, head da fonoaudiologia e coordenadora do grupo, passou a tocar violão para utilizar o canto não só como treino vocal, mas também como expressividade, relaxamento e aproximação dos membros do grupo. A ideia deu tão certo que o grupo passou a fazer diversas apresentações.
Com o canto, os integrantes do Coral Sua Voz se beneficiam não somente com a reabilitação, mas também pela satisfação de ver pessoas se emocionando com suas histórias de vida, passando mensagem de superação, de diagnóstico precoce, de combate ao tabagismo e de diversidade vocal.