Ribeirão Pires inaugurou em dezembro de 2023 nova sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil. Agora em sede própria, o CAPS conta com estrutura moderna e acolhedora para o atendimento e tratamento de crianças e adolescentes com transtornos graves e persistentes. Nesse período de seis meses, foram realizados 160 novos acolhimentos.
Com a nova unidade, que proporciona mais espaço externo para atividades e salas de oficinas, o CAPS passou a contar agora com três grupos de acolhimento, sendo o primeiro contato do paciente com o CAPS e dura aproximadamente um mês. Durante esse período, o paciente participa de atividades nas quais a equipe terapêutica da unidade avalia se o paciente deve iniciar tratamento no CAPS ou se será encaminhado para outro serviço da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).
Neste ano, a rede de saúde mental e Atenção Primária (UBSs e USFs), realizam o matriciamento, com objetivo de alinhar e desenvolver novas propostas para cuidados com a saúde mental. Durante os encontros diversas temáticas são abordadas, incluindo projetos terapêuticas, mediações, rede de cuidado, sinais e sintomas, e cuidados clínicos. Essa colaboração entre os setores reforça a atenção integral oferecida aos pacientes atendidos nos serviços.
Os novos acolhimentos no CAPS Infantojuvenil acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h as 11h e das 13h as 17h. Necessário comparecer com RG ou certidão de nascimento, CPF, cartão SUS, comprovante de residência atualizado, além de RG do responsável e encaminhamento caso houver. O CAPS está localizado na rua Primeiro de Maio, 108 – Centro.