ABC - quarta-feira , 19 de junho de 2024

Bolsas da Europa operam em leve alta, ajudadas por ganhos em ações de mineração e petróleo

Por Sergio Caldas

São Paulo, 20/05/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em leve alta na manhã desta segunda-feira, retomando o tom positivo que predominou durante a maior parte da semana passada, em meio a ganhos de ações de mineradoras e de petrolíferas.

Newsletter RD

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta alta de 0,19%, a 523,91 pontos. Apenas o subíndice de mineração avançava 0,71%, enquanto o de petróleo e gás subia 0,62%.

Em dia sem indicadores na Europa ou nos EUA, investidores estão atentos a comentários de dirigentes de grandes bancos centrais, em busca de sinais da trajetória dos juros básicos.

Mais cedo, o vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Ben Broadbent, disse que o juro britânico poderá ser reduzido durante o verão do Reino Unido.

Nas próximas horas, são esperadas falas de autoridades do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que não deverá cortar juros antes de setembro, diante da persistência da inflação americana. Na quarta-feira (22), o Fed divulga ata de sua última reunião de política monetária.

O Banco Central Europeu (BCE), por sua vez, vem claramente sinalizando que pretende reduzir suas principais taxas de juros em junho, visto que a inflação da zona do euro parece estar se encaminhando para voltar à meta oficial de 2% até 2025.

Às 6h54 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,19%, a de Paris avançava 0,36% e a de Frankfurt ganhava 0,37%. Já as de Madri e de Lisboa tinham altas de 0,19% e 0,92%, respectivamente. Exceção, a de Milão caía 1,36%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes