Nesta sexta-feira (17/05) é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, num esforço planetário de preservação e conscientização sobre a necessidade de práticas sustentáveis para conservar o meio ambiente. Em Mauá, o programa ‘Recicla Mauá’ tem importante adesão por parte dos moradores.
São 56 PEVs (Postos de Entrega Voluntária), em que muitos moradores dão exemplos às futuras gerações. Pais e mães levam embalagens recicláveis para estes pontos acompanhados dos filhos e depositam nos bags ou coletores coloridos, em que amarelo é para depósito de metais, vermelho para plásticos, azul para papel e verde para vidros. Alguns locais ainda apresentam coletores laranja para resíduos perigosos, como baterias e pilhas.
O programa inclui também a coleta ‘porta em porta’. Na terça-feira, o caminhão recolhe o que a população deposita de recicláveis nos Jardins Pedroso e Haydeé e Vila Assis; na quarta-feira, no Parque das Américas e Jardim Guapituba; na quinta-feira, no Jardim Sonia Maria; e na sexta-feira no Parque São Vicente.
Todo o material é encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Mauá, a Coopercata, que tem 10 catadoras e quatro catadores que trabalham na coleta, seleção, embalagem e comercialização dos resíduos recolhidos na cidade. Este trabalho, desde 2021, resultou no aumento da renda dos catadores. Antes do programa, a média mensal dos repasses aos catadores era de R$ 250. Atualmente, alguns trabalhadores alcançam o ganho de R$ 1900.
Neste Dia Mundial da Reciclagem, a equipe do programa ‘Recicla Mauá’ realiza palestras na Escola Estadual Emília Crem dos Santos, as 10h, as 11h30, as 13h30 e as 14h30. A ideia é conscientizar as futuras gerações a preservar o planeta a partir de hábitos de reciclagem que podem ser diários. Na palestra, os alunos ficam sabendo sobre o tempo que os materiais levam para ser eliminados no meio ambiente.