Maio leva a cor verde por chamar a atenção para o Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, que acontece no dia 26 (domingo). O movimento visa conscientizar e alertar as pessoas sobre essa doença, a qual é uma das maiores causas de cegueiras evitáveis.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o glaucoma atinge 64 milhões de pessoas no mundo e no Brasil, e como complemento, a SBG (Sociedade Brasileira do Glaucoma) aponta que cerca de 2,5 milhões de brasileiros possuem a patologia.
O glaucoma é uma alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e perda de campo visual, causada pelo aumento da PIO (Pressão Intraocular) ou por uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.
Assim como a pressão arterial, a ocular também precisa de medição regularmente, já que o glaucoma não tem cura, mas tem tratamento. Os exames de rotina, com a medição da PIO, auxiliam no diagnóstico precoce, já que a doença é assintomática no início. No entanto, com o passar do tempo surgem os pequenos borrões na visão, tropeços e esbarrões em móveis e objetos. Nenhum sintoma ou suspeita pode ser negligenciado.
Também há outros fatores de risco que levam ao glaucoma, como a predisposição genética, idade acima dos 40 anos, doenças como miopia, diabetes e hipertensão, o uso de colírios à base de corticoides e alguns traumas.