Mais de 400 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Diadema foram convocados para exames oftalmológicos no 1º Mutirão do Programa Lentes do Saber, que avalia a saúde ocular e disponibiliza gratuitamente óculos para quem necessitar do item, a ser realizado no próximo sábado (04/05), no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso.
Para isso, desde o início do ano letivo, 600 estudantes da EJA passaram por triagem em sala de aula e, desses, 413 apresentaram prejuízo na saúde ocular.
Após a avaliação médica, os estudantes que precisarem do uso de óculos escolherão a armação e, após a confecção das lentes, receberão o item. Aqueles que apresentem outro comprometimento serão encaminhados para subespecialidades da oftalmologia como tratamento de retina, estrabismo, glaucoma, catarata e outros.
Rastreamento
Quem for ao Quarteirão também vai ser convidado a realizar avaliação de saúde bucal, uma iniciativa que marca o início da Campanha de Rastreamento de Câncer de Boca na cidade.
Os profissionais de saúde bucal vão analisar possíveis lesões de malignidade ou câncer em estágios iniciais. Caso haja alguma suspeita, o caso será encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para acompanhamento e tratamento especializado.
A ação é voltada para pessoas com 40 anos ou mais de idade, o que representa aproximadamente 300 pessoas convocadas para o mutirão. “Também vamos estender essa avaliação para os acompanhantes, desde que dentro dessa faixa etária”, explica a coordenadora do Quarteirão da Saúde, Maria Claudia Vilela. A campanha continua até o final de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Para todos os públicos
Além do Mutirão do Lentes do Saber, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai promover outras ações para todos os públicos como a imunização e atualização de vacinas com o Carro da Vacina, que estará estacionado em frente ao Quarteirão da Saúde, das 8h30 às 17h.
Serão disponibilizadas as vacinas do calendário oficial e a orientação é levar documento com foto e caderneta de vacinação.
As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e Atenção Básica abordarão as pessoas que estiverem no local para sensibilizar sobre os cuidados contra o mosquito da dengue Aedes aegypti.
Balanço
A primeira etapa do Programa Lentes do Saber ocorreu entre outubro de 2022 e outubro de 2023. Foram triados 13.706 estudantes do 1º ao 5º ano e EJA e 2.526 apresentaram algum comprometimento visual e foram convocados para mutirões. Desde então, foram entregues mais de 720 óculos.
Mutirão do Lentes do Saber (apenas para estudantes da EJA convocados pela escola municipal)
Rastreamento de Câncer Bucal, Carro da Vacina e Ações de Combate à Dengue
04 de maio de 2024, sábado, das 8h30 às 17h
Local: Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.