
O Núcleo de Inovação Social e o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André comemoraram nesta sexta-feira (19/04), em evento no Salão Burle Marx, o aniversário de 7 anos da reabertura do Banco Municipal de Alimentos.
Com a presença de representantes das entidades cadastradas, a celebração teve ainda uma surpresa: o lançamento do livro Receitas Solidárias, um guia com receitas enviadas pelas próprias entidades, que remetem a lembranças afetivas e que são aplicadas no dia a dia delas, que tem como slogan ‘nada é tão nosso quanto nossas memórias’.
O prefeito Paulo Serra enalteceu a importância do Banco de Alimentos, que atualmente conta com 124 entidades assistenciais cadastradas e auxilia aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade da cidade.
A primeira-dama Ana Carolina Serra, responsável pela reativação do Banco Municipal de Alimentos em 2017, falou sobre este aniversário da reativação deste programa. “Sem alimentação e dignidade a gente não consegue sair de casa, não consegue produzir, trabalhar. Pensando na questão da segurança alimentar é que o Banco Municipal de Alimentos completa sete anos.”
Desde a reabertura, o Banco Municipal de Alimentos já distribuiu mais de 4 mil toneladas de alimentos, o que corresponde a 339 mil cestas básicas.
Presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris ressaltou a atuação do Banco Municipal de Alimentos. “São sete anos de muitas batalhas, de desafios sem precedentes, não podemos esquecer que enfrentamos uma pandemia, passamos por muitos dias difíceis e tristes, mas também vivemos dias felizes e de grandes conquistas, porque demos as mãos, nos unimos e pensamos no objetivo principal, que era melhorar a vida das pessoas. Só posso agradecer a todos aqui pelo compromisso com a solidariedade e com as pessoas”, destacou.
Livro – Com receitas enviadas pelas próprias entidades assistenciais de Santo André, o guia está disponível de maneira virtual – o acesso é por meio do link acesse.santoandre.br/receitassolidarias. São comidas que fazem parte do dia a dia das cozinhas das instituições, feitas a partir daquilo que recebem do Banco Municipal de Alimentos.
As receitas foram descritas de forma detalhada e contam com ingredientes que as tornam mais saudáveis e visando o aproveitamento integral dos alimentos – as entidades assistenciais contam com orientação nutricional promovida pela equipe do Banco de Alimentos.
A missão do Banco de Alimentos é assegurar uma nutrição saudável a todos os beneficiários, além de reduzir perdas e desperdícios de alimentos e produtos de necessidades básicas não comercializados, mas ainda próprios para o consumo.