Petrobras coloca pedido de atenção a ativos na Argentina

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, afirmou nesta quarta-feira que a companhia tem buscado junto ao governo da Argentina uma maior proteção aos ativos da empresa no país vizinho e suas operações nos ramos de exploração, produção e distribuição. “Temos colocado, nos ambientes adequados, nosso pedido de atenção a nossos ativos”, afirmou a executiva, em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

De acordo com a executiva, a Petrobras cumpre “rigorosamente” os programas de exploração na Argentina, obedecendo às regras do país. No início do mês, o governo da província argentina de Neuquén suspendeu uma licença de exploração da Petrobras na região. Autoridade federais do país vizinho, no entanto, tentam reverter essa decisão.

Newsletter RD

Graça também reafirmou a disposição da Petrobras em aumentar os investimentos na Argentina. Na última sexta-feira, a executiva se reuniu com o ministro do Planejamento e Investimentos Públicos argentino, Julio de Vido, para debater essa possibilidade. Na ocasião, Vido também explicou a decisão do governo de Cristina Kirchner em expropriar 51% do capital da espanhola Repsol na petrolífera argentina YPF. “O modelo que a Argentina tomou é algo que não devo comentar”, concluiu Graça na ocasião.

Apesar disso, ao citar a evolução dos marcos regulatórios do setor de energia e petróleo do Brasil nas últimas décadas, a presidente da Petrobrás mandou um recado cifrado a outros países – como a própria Argentina – que alteraram recentemente contratos do setor. “Não rasgaremos contratos, como acontece em outros países. Ou seja, é seguro investir em petróleo e energia no Brasil”, afirmou.

Volta de etanol a 25% na gasolina

A presidente da Petrobrás também defendeu que a mistura de etanol anidro na gasolina volte ao patamar de 25%. Devido à escassez do produto em 2011, desde outubro do ano passado, o governo determinou a redução para 20%. Segundo ela, a elevação seria importante para viabilizar a entrada em operação, até 2014, de novas refinarias que estão em construção.

“O que tem que acontecer, e que deverá acontecer em sua plenitude em 2014, é o etanol. Etanol tem que chegar firme, tem que voltar a ser tudo o que ele foi, porque se tem uma coisa que a gente sabe fazer é etanol”, disse Graça.

Segundo ela, mesmo com a entrada em operação das novas unidades, o Brasil ainda precisará importar gasolina. “Para que se tenha 25% do etanol na gasolina, o que tiver de importar, se importa. Se todas as refinarias estivessem operando, teríamos que comprar muita gasolina ainda. É preciso que o etanol volte”, completou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes