O atleta Leandro de Oliveira Viana, de 18 anos, embaixador do Projeto Futuro Paralímpico, de Mauá, vive momento favorável na carreira. Com resultados expressivos, o jovem tem se destacado na Classe t38 de salto em distância e o sonho de disputar a próxima edição dos Jogos Paralimpícos, em Paris.
De acordo com o técnico Walter Agripino, Leandro bateu três vezes o recorde brasileiro deste ano na Classe t38. Com isso, o atleta que reside no bairro mauaense de Jardim Miranda está convocado para compor pela primeira vez a Seleção Brasileira Adulta.
Leandro embarca para Marrocos em 20 de abril, a fim de tirar a licença e a classificação internacional para, enfim, brigar pela vaga nos Jogos Paralimpícos de Paris. “Desde que descobrimos uma patologia rara neste atleta, ele mudou de categoria. Começamos, então, uma corrida intensa para disputar os Jogos de Paris. Ele tem muita qualidade técnica, porém a sua patologia recém descoberta tem um agravante, o faz perder força e a coordenação motora”, explica.
Agripino acredita muito no trabalho realizado com o atleta e foi por meio do Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (IBISC), uma vez que conseguiu concluir os exames clínicos, que o atestou com a doença Malformação de Chiari. “Patologia que apresenta uma anomalia na anatomia do crânio, onde parte do cérebro ao invés de ficar inteiro dentro da cabeça, tem uma parte expulsa para a coluna cervical. Enfim, estamos cuidando da patologia e vencendo as competições”, concluiu Walter.
O Núcleo de Atletismo do Projeto Futuro Paralímpico, mantido pelo Instituto Brasileiro de Inclusão Sociocultural (IBISC), é sediado no Parque da Juventude Francisco de C. Filho, em Mauá, na rua Francisco Ortega Escobar, na Vila Noêmia.
O Projeto Futuro Paralímpico é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo, contando com patrocínio da Braskem, L’Oreal, AT&T e COOP.