Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a busca por alternativas mais limpas para a mobilidade urbana, houve um aumento significativo no número de carros elétricos e, tal crescimento causou impactos em diversas esferas da sociedade, em especial, a necessidade de criar estações de recarga em condomínios residenciais. Muitos carros já incluem uma estação de recarga própria, mas nem todos os gestores de condomínios aceitam a instalação desses equipamentos.
Em entrevista ao RDtv, o CEO da Go Electric, de São Caetano, Danilo Guastapaglia, comenta que para instalar as estações, é necessário possuir uma infraestrutura específica, que pode ser ligada ao condomínio ou ao apartamento do proprietário do carro elétrico, mas que possibilite a passagem de eletricidade para carregar o veículo. “Os condomínios que estão sendo construídos já possuem essa infraestrutura, mas é importante que os gestores de condomínios já existentes, tenham em mente que os carros elétricos já são uma realidade e que eles irão se tornar maioria entre os veículos. Esses carros precisam passar por um processo de carregamento e, isso só pode ser feito quando o carro não é utilizado e as garagens são a melhor opção para isso”, diz.
Em fevereiro, a Go Electric realizou um workshop gratuito com o tema “Recarga de veículos elétricos em condomínios verticais: conceitos e desafios”, em São Caetano, voltado para síndicos e gestores condominiais, cuja demanda consequente do crescimento da frota de elétricos é cada vez mais frequente. “Um dos pontos que geram mais controvérsias é o uso de vagas rotativas, uma realidade nos grandes centros urbanos e um dos principais desafios paras os gestores de prédios mais antigos. As principais dúvidas são sobre a cobrança, viabilidade técnica e direito ou não do proprietário de elétricos ter uma estação de recarga própria”, acrescenta.
Guastapaglia destaca que os gestores que estiverem abertos para a instalação das estações precisam analisar as ofertas de eletricidade disponíveis nos condomínios, entender as demandas por parte dos moradores, a quantidade de veículos que irão utilizar as estações e entender como as vagas são disponibilizadas no condomínio se são fixas ou rotativas.
“Todos esses aspectos devem ser analisados para haver um conhecimento pleno dos investimentos necessários para a instalação. Atualmente, a instalação de um carregador de forma individualizada pode custar em torno de R$ 3 mil a R$ 15 mil dependendo das características da instalação, como o distanciamento entre as conexões e as dificuldades para passar as infraestruturas”, comenta.