Conhecida em Diadema por oferecer uma série de cursos e oficinais profissionalizantes, a Fundação Florestan Fernandes tem como principal objetivo auxiliar moradores do município a conseguirem fonte de renda após finalização de um curso. Por isso, criou o curso PPE (Preparação para o Primeiro Emprego), em que jovens de 16 a 24 anos realizam exercícios práticos e dinâmicos sobre temas como: trabalho, cidadania, informática e trabalho em equipe, para que o jovem ingresse no mercado de trabalho preparado.
Em entrevista ao RDtv, o diretor pedagógico da Fundação Florestan Fernandes, Rubens Filho, destaca que o curso é necessário para que o jovem seja encaminhado ao programa Jovem Aprendiz, que os encaminha para vagas em empresas da região. “A cada novo curso, formamos um banco de talentos com os alunos que terminaram o PPE, para que as empresas possam vir até a Florestan e contratar esses alunos, que já estarão preparados e capacitados para entrar no mercado. Além disso, o aluno também continuará na Florestan para realizar o curso de Jovem Aprendiz, que é obrigatório durante a passagem dele em uma empresa”, diz.
O curso explora e desenvolve o potencial do jovem, através de uma metodologia humanizada e crítica reflexiva, que visa o desenvolvimento por completo das competências e habilidades necessárias ao educando (aspectos pessoais e profissionais). Os módulos trabalhados durante o curso são: Desenvolvimento Pessoal, Orientação Profissional, Informática Básica, Mundo do Trabalho, Comunicação, Matemática e Finanças, Cidadania e Saúde e Vida.
Filho acrescenta que os cursos e oficinas oferecidos pela Florestan não são limitados para jovens, mas pessoas de qualquer idade que desejam ingressar em nova carreira ou melhorar aquilo que já sabe. “Com a eliminação da prova para se matricular nos cursos, percebemos aumento significativo no número de pessoas acima dos 24 anos se matriculando nos cursos, em especial pessoas acima dos 60 anos”, enfatiza.
Polos descentralizados da Fundação Florestan Fernandes estão com inscrições abertas para oficinas gratuitas até 15 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever pessoalmente nos polos, com RG e comprovante de endereço. Os endereços dos locais de formação, que funcionam das 8h às 16h, podem ser conferidos no site: florestan.org.br/app/.
As oficinas oferecidas são de Segurança de Portaria, Iniciação à Costura, Inclusão Digital, Técnicas em Vendas, Oriente-se (orientação pessoal e profissional), Libras, Rotinas Administrativas, Tranças/Cabelo Afro, Preparação para o Primeiro Emprego e Marido de Aluguel – formação para realizar pequenos reparos residenciais.