Uma das paixões do brasileiro é o churrasco. Segundo dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), em média o brasileiro comeu quase 40 kg de carne no ano passado. Tal cenário também é visto dentro da rede Mania de Churrasco. Em entrevista ao RD Momento Econômico, o sócio diretor da rede, Filliphe Camelo, celebra o alcance de uma marca centenária com o aumento das franquias.
Fundada em 2001, a empresa só foi abrir sua segunda loja em 2006. Seis anos depois iniciou o sistema de franquias e alcançou a marca de 101 unidades no País, sendo oito delas em shoppings nas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Segundo Camelo, o investimento necessário para iniciar uma franquia em um espaço entre 200 m² e 250 m² é de R$ 2,5 milhões, incluindo também o estoque inicial de carnes, seguindo o padrão das lojas próprias.
A ideia da rede é manter o padrão, principalmente levando em conta os mais variados tipos de atendimentos devido ao cardápio Buffet & Pizza e as unidades com o sistema Prime Steak & Burguer, assim apresentando lanches, o tradicional churrasco e as pizzas, além dos alimentos disponíveis no buffet.
“Temos a loja em que a pessoa vai ao balcão, escolhe o produto dela e come na praça de alimentação, e às vezes está com pressa. Temos o público da família que às vezes quer ir e se sentar no restaurante, que quer almoçar ou jantar com uma refeição mais longa, aproveitando, curtindo como se fosse um dia de lazer mesmo. Somos especialistas em churrasco, então proporcionar isso é um grande diferencial nosso (sic)”, explica.
Além do atendimento presencial, a rede Mania de Churrasco tem apostado no delivery. O que começou com uma necessidade, em decorrência da pandemia da covid-19, virou um modelo que já corresponde a 15% do faturamento.
Camelo relata que, apesar de não ser algo que está disponível em todas as unidades, a entrega feita na casa do cliente virou uma boa fonte de venda, principalmente com o entendimento de como levar a escolha de maneira rápida e mantendo a qualidade apresentada para aqueles que frequentam os espaços físicos. Assista a entrevista completa.