Pires: envio de tropas ao Rio só deve ocorrer em 30 dias

O ministro da Defesa, sales Waldir Pires, anunciou hoje que o envio de tropas federais para o Rio de Janeiro só deverá ocorrer dentro de 30 dias. Há duas semanas, o governo anunciou que as tropas estariam no Rio em 15 dias. O prazo já venceu. Agora, a providência só deverá ser tomada dentro de um mês, conforme acerto entre Pires e o ministro da Justiça, Tarso Genro, que hoje se reuniram para tratar do tema.

“A presença das Forças Armadas depende de um planejamento completo para cumprir e garantir a lei e a ordem”, disse Waldir Pires, insistindo que o governo ainda estuda o pedido do governador Sérgio Cabral. “Não se trata de fazer a cobertura ou o policiamento de um enfrentamento aqui ou ali, é preciso ter um completo planejamento”, declarou ele, ao lembrar que as tropas federais já estão fazendo, há mais de um mês, a proteção das áreas no entorno dos quartéis e ali permanecerão.

Newsletter RD

Já o ministro da Justiça, Tarso Genro, deu demonstrações de que não vê necessidade de as Forças Armadas irem para as ruas na cidade. Tarso fez questão de dizer que a polícia do Rio está cumprindo seu papel no policiamento do Estado, lembrou que cresceu a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Rio, assim como da Polícia Rodoviária Federal e declarou: “não há nenhum tipo de urgência, urgentíssima, que possa ser resolvido pelas Forças Armadas hoje”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes