ONG aponta oportunidades com o pré-sal

Itaesa promove feira do setor em junho, em São Bernardo (Foto: Marciel Peres)

Em plena era do pré-sal, o ABC é apontado como uma das regiões que mais podem ser beneficiadas pela descoberta da Petrobrás, há cerca de seis anos. De acordo com Pedro Thadeu Silva, presidente do Itaesa (Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental), o ABC apresenta as características para acompanhar a cadeia industrial que se instalará no País para a extração do petróleo.

A conta é relativamente simples: indústrias, aliadas à mão de obra da região e um vasto leque de universidades representando o setor acadêmico colocam os municípios da região em posição estratégica. Soma-se a isso a questão de logística, com a proximidade à Baixada Santista e Capital. “O ABC tem todos os quesitos para se inserir na camada do petróleo e gás”, aponta o comandante do Itaesa, ONG que atua na geração de negócios do setor e ações para fomento do setor de energias renováveis e não renováveis.

Newsletter RD

Segundo levantamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), o período entre 2011 e 2015 contará com aporte de R$ 378 bilhões somente no investimento do setor. Dá praticamente cinco vezes e meia a mais do que o segundo maior investimento previsto na economia brasileira durante o mesmo período, na área de siderurgia (R$ 66 bilhões). “Qualquer empresário da região que puder contemplar 1% deste valor estará falando de um faturamento extremamente respeitável. A indústria, para se inserir na cadeia produtiva do petróleo e gás, tem que se adequar do ponto de vista tecnológico, de gestão e capacitação. Assim temos envolvimento do comércio, educação, indústria”, diz Silva.

No sentido de dar suporte às empresas da região na entrada ao setor, o Itaesa promove em parceria com a Prefeitura de São Bernardo a feira de oportunidades Equipaindústria São Bernardo. O evento, marcado inicialmente para acontecer em abril, foi remarcado para junho. “É um evento voltado a despertar no empresariado da região do ABC o interesse e a atenção para um mercado em franco crescimento, que é o caso do petróleo e gás e a energia nesse país. Será um foro de debate e encontro ente esses empresários, profissionais do setor, e que estarão ali debatendo, trocando ideias e estabelecendo alianças estratégicas e fundamentalmente a realização de negócios no segmento”, explica Silva. O Equipaindústria ocorre no dia 13 de junho, no Espaço Anchieta (avenida Rudge Ramos, 1383 – São Bernardo), das 8h30 às 18h, com entrada gratuita.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes