Mauá terá Centro de Formação do Senai

Centro de Formação Profissional do Senai em Mauá fica pronto até o final do ano / Foto: Marciel Peres

Mauá vai abrigar novo espaço voltado para formação técnica. O Senai está construindo um Centro de Formação Profissional na rua Luiz Lacava, região central, no lugar onde antes já funcionava escola do Senai. A obra vai permitir a ampliação da quantidade de cursos. A expectativa é que cerca de 15 mil matrículas sejam realizadas por ano.

“Havia uma escola bastante antiga no local. Quando assumimos o conselho consultivo, pedimos para que pudéssemos ter uma escola melhor, com as características e qualidades do Senai”, explica , Antônio Carlos Henriques, diretor titular do Departamento de Ação Regional da Fiesp de Santo André.

Newsletter RD

Os cursos técnicos a serem oferecidos foram escolhidos com base no perfil econômico e demandas do município. Estarão disponíveis cursos de processos químicos e industriais, aprendizagem industrial em caldeiraria, além de instrumentação e controle de processos. Cada curso tem período de dois anos.

O Senai vai fornecer, ainda, entre 40 e 50 programas de formação inicial e atualização tecnológica. “São cursos de curta duração para pessoas que queiram se aperfeiçoar, obter conhecimento mais aprofundado na área de atuação”, explica Henriques. Os programas também serão escolhidos de acordo com a demanda das indústrias instaladas na cidade.

Devido às obras de construção do Centro de Formação Profissional, o Senai Mauá está atendendo provisoriamente na rua Vitorino Dell’Antônia, no prédio onde antes funcionava a Câmara. Atualmente não estão disponíveis cursos técnicos, somente de formação inicial e continuada nas áreas de construção civil, eletricidade, mecânica, informática e gestão de RH, entre outras.

O Senai começou as atividades em Mauá em 1974, com aulas no centro de treinamento do bairro Capuava. Em 1980, a unidade mudou a sede para rua Luiz Lacava. 

Unidade Santo André será ampliada

A escola do Senai A. Jacob Lafer, localizada na avenida Santos Dumont, em Santo André será ampliada. A obra está em processo de licitação e deve ter início no segundo semestre do ano. A previsão do SENAI é que a reforma seja finalizada em um ano. Quando pronta vai permitir a abertura de mais cursos ainda em 2013.

Entre as novidades está a criação de Centro Técnico de Formação de Panificadores na escola para oferecer cursos de formação inicial de panificação e confeitaria, com duração de 170 horas. Quem já trabalha na área poderá participar de seminários de especialização, com duração entre 20 e 60 horas. Atualmente os cursos na área são ministrados pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Grande ABC. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes