A ex-vereadora de Santo André, Bete Siraque, protocolou no diretório municipal do PT sua pré-candidatura à Prefeitura em 2024. O anúncio da nova tentativa de liderar o Paço andreense ocorreu nesta sexta-feira (03/11). Bete foi segunda colocada em 2020. Anúncio ocorre em um momento de reformulação do Partido dos Trabalhadores na cidade.
“Nosso legado de reconstrução não acabou, estou junto a todas e todos que confiam em nosso projeto, determinada a garantir que nossa cidade e região tenham o desenvolvimento, reconhecimento e respeito necessário para crescer sempre olhando aos que hoje esperam uma resposta concreta da Prefeitura e não encontram”, inicia Bete.
“É com saúde, educação, segurança pública, cuidado a melhor idade, obras que facilitem o dia a dia dos andreenses e muita luta política que vamos concretizar uma qualidade de vida melhor e mais ativa a todos e todas”, segue a ex-vereadora.
Segundo a resolução aprovada pelo diretório municipal do PT em 25 de outubro, o período de protocolo para as pré-candidaturas na disputa majoritária terminou às 16h desta sexta. A reportagem tentou contato com o presidente da legenda, Antonio Padre, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno sobre quantas pessoas protocolaram seus pedidos para participar da disputa interna.
A mesma resolução aponta que caso ocorra consenso sobre a pré-candidatura, o Diretório Municipal solicitará para a Comissão Executiva Nacional a homologação do nome até o dia 30 de novembro. Nesta data todos os municípios com mais de 100 mil eleitores terão os seus nomes definidos pelo partido. No caso do ABC, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá.
Caso não ocorra consenso, uma reunião extraordinária do Diretório Municipal no dia 11 de novembro definirá apoio, caso um dos nomes alcance o apoio de dois terços de seus membros.
Bete Siraque busca sua segunda tentativa consecutiva de alcançar o comando do Poder Executivo em Santo André. Em 2020, a então candidata obteve 25,4 mil votos e ficou em segundo lugar, em uma eleição definida ainda no primeiro turno com a reeleição de Paulo Serra (PSDB) com 266,5 mil votos.
Cenário
A lista de prefeituráveis em Santo André é grande, principalmente pela disputa interna na base de Serra. Neste campo estão o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL), os secretários Acácio Miranda (Cidadania), Almir Cicote (Avante), Gilvan Junior, Marcelo Chehade (PSDB), Jobert Minhoca (Podemos) e Pedrinho Botaro (PSDB).
Além deles, estão cotados os vereadores Eduardo Leite (PSB), Coronel Edson Sardano (PSD, cotado para migar para o Novo) e Ricardo Alvarez (PSOL). Além do advogado especializado em direito eleitoral Leandro Petrin.
Paulo Serra já afirmou que só confirmará qualquer nome próximo ao período de convenções (no final de julho de 2024) ou um pouco antes. Eduardo Leite já confirmou sua pré-candidatura, mas é visto como um possível nome para compor a chapa governista. Sardano colocou seu nome independente de um possível apoio de Serra. Alvarez é considerado favorito dentro do PSOL para liderar uma chapa oposicionista. E Bete segue na mesma linha.