O Sicoob Crediconsumo inaugura nesta terça-feira (31/10) seu primeiro ponto de atendimento em São Bernardo, no estacionamento da unidade da Coop, na rua Joaquim Nabuco, 277, na região central. Em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (30/10), o diretor presidente da entidade, Hércio Colúcio, celebrou a novidade e apontou um processo de alta, principalmente na carteira de crédito da cooperativa.
A decisão por um novo ponto de atendimento no ABC surgiu ainda em 2019, momento em que o plano de expansão do Sicoob foi iniciado. Com a autorização do Banco Central para a livre adesão de cooperados, a entidade resolveu ampliar seus pontos físicos. No caso de São Bernardo, um container foi adaptado para ser instalado dentro de uma unidade da Coop. Uma experiência que pode ser ampliada, segundo Hércio, nas demais cidades da região.
Apesar da novidade sobre sua estrutura, o ponto de atendimento segue com os mesmos objetivos e processos das demais unidades e do atendimento digitalizado e ágil. Iniciar esse plano de expansão por São Bernardo teve como principal base o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade.
Segundo os dados do último Censo, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Bernardo é o 47º PIB do País, o 12º do Estado e o 3º da Região Metropolitana de São Paulo. Com uma média salarial de 3,6 salários-mínimos.
Crescimento
O Sicoob também está animado com o crescimento na carteira de crédito para o próximo ano. Segundo Hércio, os bancos privados contam com um crescimento de 5% a 8%, e a projeção é que para 2024 a carteira de crédito tenha uma alta de 7,8%. No caso do Sicoob, o crescimento está entre 10% e 20%, sendo que para o próximo ano a meta é alcançar 25% de alta. A ideia é seguir potencializando o crédito no mercado.
“Na pandemia muitas empresas, muitas pessoas físicas não tiveram crédito nos bancos, nas financeiras e nos bancos comerciais. O Cooperativismo de Crédito, tanto o Sicoob quanto os outros sistemas que temos no mercado foram o que alavancaram o crédito no Brasil”, apontou o diretor presidente.
Hércio considera que o modelo em que o cooperados são os “donos” do Sicoob facilita no melhor conhecimento da pessoa e assim entrega uma maior agilidade para a liberação do crédito pedido, independente se o processo foi feito em um ponto de atendimento ou pelo aplicativo. Em alguns casos, a liberação do crédito é realizada horas após o pedido, caso o cooperado apresente todos os requisitos pedidos.