Tunico vê reflexo direto de candidatura de Chalita em São Bernardo

Marciel Peres/Pré-candidato vê reflexo entre PMDB de São Paulo e ABC

Em entrevista ao RDTV, nesta sexta-feira, o vereador e pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Tunico Vieira (PMDB), afirmou que o pleito no ABC terá reflexos direto do “jogo de xadrez” envolvendo os partidos e candidatos a prefeito de São Paulo. Segundo Tunico, caso Gabriel Chalita, postulante peemedebista ao comando do Executivo da Capital, mantenha a candidatura própria, o PMDB ganha um bônus em visibilidade, diante da exposição do partido no horário eleitoral paulista. “Ajuda a nossa candidatura e muito, porque ele tem tempo na TV e nós não temos. Se ele não sair candidato e se reproduzir essa alianças entre PT e PMDB, também acho que pode respingar aqui. De outra maneira, vai influenciar até em uma composição. Não é o que eu prego, mas o que vejo no cenário”, citou o vereador. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Repórter Diário – A sua pré-candidatura a prefeito de São Bernardo indica que esgotou o trabalho realizado nos dois mandatos na Câmara Municipal?
Tunico Vieira – Sou movido a desafios. Como tudo na vida é preciso ter desafios para você poder crescer. Na política não é diferente. Eu estou na vida pública há 20 anos. Já fui vereador, secretário e acho que a política é dinâmica. Estou sempre aberto a fazer negociações com o partido. Aquele jargão de que o político é um soldado do partido é verdade. Coloquei meu nome à disposição porque me sinto preparado, depois de 20 anos de vida pública e um currículo razoável, para oferecer meu nome para os eleitores de São Bernardo. Vejo uma quantidade pequena de opções para o eleitor de São Bernardo. Não acho bom, quanto mais existirem na cidade melhor fica para se escolher. O PMDB é uma opção para a nossa cidade e fico feliz de meu nome ter sido aceito previamente.

Newsletter RD

Repórter Diário – Você trabalha com a hipótese de ser vice do prefeito Luiz Marinho, conforme comentário de bastidores, ou até mesmo de administrar a cidade caso ele se candidate ao cargo de governador em 2014?
Tunico Vieira – O PMDB em São Bernardo tem uma característica de ser um conciliador. Juntamos pessoas com capacidade e experiência administrativa. Se você for ver, o que o eleitor espera de um administrador público é qualidade na prestação de serviços. Porque a prefeitura é isso. Ganhar a eleição qualquer um ganha. Às vezes você tem projeção na mídia, faz um trabalho voluntário e isso te dá voto. A população cansou de ter um serviço mal prestado. Não é o caso generalizado em todas as cidades. Mas se você tem experiência administrativa, a chance de fazer um bom governo é grande. O PMDB está lançando uma candidatura, é sinal de que temos um projeto político.

Tenho a consciência suficiente de que ninguém governa uma cidade do tamanho de São Bernardo sozinho, sem alianças. A dificuldade de uma conversa com um prefeito que está indo para a reeleição é muito grande. Ele já tem a pré-candidatura estabelecida e com uma vantagem de estar administrando a cidade.
Tem recursos, tem a máquina pública, lógico, usando legalmente. Sai na frente e isso faz com que as outras lideranças pensem que ele é o favorito. Fica difícil de convidar alguém que está sendo candidato À reeleição para ser seu vice.

Esse convite tem que partir dele. A proximidade com o PMDB existe, é a maior aliança de partidos no Brasil. Essa aliança só se reproduzirá se tiver uma conversa política em outros níveis, seja federal ou estadual, com Michel (Temer) ou com o Lula. Senão as candidaturas caminharão cada uma com a sua parte. Não existe eleição para vice. Até lá (eleição), existe gente dentro do PMDB que defende essa linha, mas isso não cabe a mim. O que eu fiz foi oferecer o meu nome. Não se pode esquecer que o PMDB pode ajudar a administrar uma cidade do tamanho de São Bernardo.

Repórter Diário – A candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) a prefeito de São Paulo pode trazer reflexos na composição de alianças em São Bernardo?
Tunico Vieira – Como professor de Ciências Políticas da Metodista, vejo que a candidatura do Chalita, se acontecer, é excelente pra mim. Ele é uma pessoa jovem, bem preparada, com discurso afinado, tem um perfil. Ajuda a nossa candidatura e muito, porque ele tem tempo na TV e nós não temos. Se ele não sair candidato e se reproduzir essa alianças entre PT e PMDB, também acho que pode respingar aqui. De uma outra maneira, vai influenciar até em uma composição. Não é o que eu prego, mas o que vejo no cenário. São Paulo é a maior cidade da América Latina e São Bernardo a 11ª maior do Brasil. Depois da Capital, a eleição mais importante do Estado é São Bernardo, inegavelmente. É a terra do ex-presidente, pelo orçamento, pela visibilidade no cenário nacional, por ela ser administrada por um ex-ministro da República. Vejo que elas estão muito próximas, não só em distância, mas em importância no cenário nacional. Não só para agora, mas também para as eleições de 2014.

Repórter Diário – As recentes conversas com o PSB indicam uma aliança entre os partidos, incluindo a composição da chapa majoritária?
Tunico Vieira – Temos três lideranças no PMDB que trabalham nas eleições. Dividimos os serviços. A articulação com outras legendas está acontecendo. Existem conversas com alguns partidos. A primeira conversa com o PSB eu encaminhei pela proximidade que temos com os vereadores na câmara. Nós encaminhamos as votações juntos. Isso favoreceu um diálogo entre os presidentes de ambos os partidos. Agora eles estão conversando. Se depender da gente, estaríamos junto há algum tempo. Já fizemos o convite (vice ao PSB), está à disposição, como também abrimos a oportunidade de abrir a minha pré-candidatura.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes