Diadema convocou na última quinta-feira (06/04) cerca de 120 candidatos para 48 vagas de auxiliar de produção abertas pela indústria alimentícia Wickbold. Com planos de expansão no bairro Piraporinha, a empresa que atua na fabricação de pães, panetones e outros produtos à base de massas está contratando homens e mulheres, de todas as idades, com salários que podem chegar a R$ 2.720. Trabalhadores surdos também foram convocados e puderam fazer a entrevista na linguagem de sinais. Todos os candidatos tinham seus currículos cadastrados no site Emprega Diadema (emprega.diadema.sp.gov.br).
Michele Ladeira, coordenadora de talentos humanos da planta de Diadema, esteve com uma equipe de funcionários apresentando a Wickbold e entrevistando os candidatos. “É a primeira vez que fazemos essa parceria com a Prefeitura e está sendo ótimo! Nós conseguimos bons candidatos, o município consegue apoiar seus cidadãos e todo mundo sai ganhando. Esse trabalho de recrutar as pessoas toma muito tempo da empresa, ficaríamos alguns dias só fazendo triagem de currículo e chamando as pessoas, enquanto aqui podemos ir direto para a entrevista em um único dia. Facilita bastante a nossa vida e com certeza vamos continuar a contratar por aqui.”
José Mauro, 45 anos e morador do Canhema, era um dos candidatos. Curiosamente, ele já havia buscado a plataforma em busca de outra vaga, conseguiu o emprego, mas não ficou 100% satisfeito. E não teve dúvida: pediu demissão e voltou ao Emprega Diadema em busca de uma nova oportunidade. “O site funciona, tanto que estou aqui de novo sendo entrevistado. É uma segurança, né? Pode ir lá, cadastre seu currículo que dá certo. Só ter fé.”
Helga Longo, da SEDET, confirmou que é isso que motiva esse trabalho de intermediação entre empresas e trabalhadores: a recolocação no mercado de trabalho. “O maior interesse da Prefeitura é que os munícipes estejam trabalhando para que possam se manter e fazer girar a economia da cidade,” afirmou. “Mesmos as que não forem aprovadas aqui hoje, seus currículos continuarão conosco e serão enviados a outras empresas. Só este ano, já fizemos mais de 30 processos seletivos como este.”
O Centro Público de Emprego e Renda de Diadema, da SEDET, faz a triagem dos currículos de acordo com o que a empresa solicita, liga para cada candidato individualmente, manda mensagens por whatsapp, convida para o processo, orienta para a entrevista e disponibiliza o espaço e equipe de apoio para a realização de todo o processo. Empresas e trabalhadores podem cadastrar suas vagas e currículos pelo site emprega.diadema.