Centros públicos empregaram 15,2 mil trabalhadores

Centro Público de Santo André / Foto: Divulgação

O desempregado da região contou com uma ‘forcinha’ a mais em 2011 na busca por emprego. Os centros públicos de trabalho do ABC conseguiram recolocar no mercado de trabalho cerca de 15 mil pessoas ao longo do ano. A grande maioria das oportunidades foi o comércio e prestação de serviço, com amplo leque de características envolvendo idade, experiência e formação de cada trabalhador.

“Temos tido um retorno positivo, que atende desde quem precisa entrar ou voltar ao mercado de trabalho até o empregador, que conta com seleção do próprio município”, afirma Edílson de Paula Oliveira, secretário de Trabalho e Renda de Mauá. Na prática, os centros públicos de emprego funcionam como intermediadores de mão de obra. Cada cidade capta as vagas em levantamento realizado com empresas cadastradas e faz a triagem do perfil que cada local procura nos trabalhadores, sem custos para candidatos ou empregadores.

Newsletter RD

Na região, só em 2011 foram disponibilizadas 5,6 mil novas vagas junto aos centros. Segundo Nilson Tadashi, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e de São Bernardo e coordenador do CTR (Central de Trabalho e Renda), a tendência para 2012 é de, pelo menos, manutenção das vagas de emprego. “Isso vai depender muito das empresas e do desenvolvimento no País, mas as chances são boas”, afirma.

“Ao todo, o ABC tem cerca de 120 mil desempregados. É algo significativo, mas se o Brasil continuar nesse ritmo o número deve ser reduzido”, garante. Até o início de dezembro, cinco das sete cidades da região ainda possuíam 5,6 mil vagas de emprego abertas.

Inovação

Além do centro municipal de trabalho, Mauá se prepara para levar as oportunidades de emprego até o trabalhador desempregado. A intenção, segundo a Secretaria de Trabalho e Renda, é criar unidade móvel do serviço que percorra os bairros do município para que, além de preencher as vagas, seja realizado estudo com as características do trabalhador local.

“Queremos entender a demanda da cidade e qual o perfil do morador. Além disso, é algo estratégico, já que temos mil jovens em formação no Projovem”, diz o titular da Pasta, Edílson de Paula Oliveira. O programa citado faz parte de parceria com o governo federal e tem como objetivo a qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram o número de vagas disponíveis, captadas e trabalhadores encaminhados a empresas em seus respectivos centros públicos de trabalho.

Vagas captadas/2011
Santo André: não informou
São Bernardo: 14.630
São Caetano: 2.223
Diadema: 9.879
Mauá: 11.670

Trabalhadores encaminhados/2011
Santo André: 4.514
São Bernardo: 3.631
São Caetano: 1.543
Diadema: 2.075
Mauá: 3.470

Vagas disponíveis/2011
Santo André: 1,5 mil
São Bernardo: 995
São Caetano: 680
Diadema: 1.706
Mauá: 747

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes