
Com 70% de execução, o futuro Hospital Municipal de Olhos (HMO) de São Bernardo, que vai concentrar a oferta exclusiva de serviços oftalmológicos na rede de saúde, está previsto para ser concluído até o final deste primeiro semestre. O investimento na implantação do novo hospital é de aproximadamente R$ 5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O futuro equipamento suprirá uma importante demanda, hoje realizada tanto pelas Policlínicas Centro e Alvarenga quanto por meio de parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.
Localizado na Rua Kara, 207, no Centro, o edifício antes pertencente ao parque Cidade da Criança foi desmembrado para ser totalmente reformado e ganhar nova funcionalidade. O espaço terá sua área construída ampliada em 240 m² para atender o programa assistencial e as adequações de acessibilidade. Quando entregue, o hospital contará com área construída de aproximadamente 2.000 m².
Unificação e ampliação de serviços
Outro grande ganho desta ferramenta será a unificação de todos os serviços oftalmológicos em uma única unidade. A partir da implantação do hospital, todos os procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, serão realizados pelo município, inclusive com a ampliação da oferta e redução da demanda dos demais equipamentos de saúde para esta especialidade. Com a nova estrutura, a capacidade de atendimento passa a ser 50% maior em relação ao volume ofertado hoje pela rede.
Estrutura
O futuro Hospital Municipal de Olhos contará com oito consultórios, três salas de exames, sala de laser, área de preparo do paciente, três salas para pequenos procedimentos, uma sala de cirurgia, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção.