
O calçadão da Oliveira Lima, conhecido pelo vasto comércio, em Santo André, tem sido alvo de reclamações dos pedestres sobre o lixo acumulado no local, principalmente em frente ao McDonald’s. Além das reclamações sobre descarte incorreto dos resíduos que atrapalham a passagem, o lixo pode trazer pombas, ratos e baratas.
Dentre os resíduos descartados estão embalagens de alimentos, resto de comida e papelão. Ao RD, uma moradora que prefere não ser identificada, relata que o problema ocorre em vários pontos do calçadão em que o lixo é descartado e que é necessário o descarte consciente dos resíduos. “A rua fica horrível com lixo, a cidade fica desvalorizada. Centro da cidade limpo é centro vivo”, diz.
O lixo em frente ao McDonald’s é o que mais preocupa os pedestres, já que há muitas pombas no local devido o resto de alimentos e podem trazer doenças.
Questionada, a Prefeitura de Santo André informa que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela gestão de resíduos sólidos no município, realiza vistorias com frequência no calçadão da Oliveira Lima, pois trata-se de área com grande movimentação e geração de resíduos.
O local é beneficiado com coleta de segunda a sábado, executada por meio de um carrinho elétrico. Os serviços de coleta de resíduos úmidos e secos ocorrem oito vezes ao dia (4 vezes pela manhã – 2 úmidos e 2 secos – e mais 4 vezes entre à tarde e à noite).
O Semasa já orientou e entregou materiais informativos ao estabelecimento sobre descarte correto de resíduos, períodos e dias de coleta na Oliveira Lima. A última orientação aconteceu em meados de setembro. O local foi monitorado por cerca de duas semanas, não sendo constatada irregularidade na disposição dos materiais. A autarquia abriu OS (ordem de serviço) para realizar nova orientação junto aos responsáveis.