Santo André realiza ação contra diabetes

A Prefeitura de Santo André realiza nesta sexta-feira(18/11) várias ações na campanha contra o diabetes. Novembro é considerado o mês azul e o objetivo é levar até a população todas as informações sobre a doença.

Na Rua Oliveira Lima (Largo da Quitandinha), das 9 às 12h, haverá equipes que irão aferir a pressão arterial e promover procedimentos de glicemia capilar, circunferência abdominal e altura, além de orientações sobre o diabetes.

Newsletter RD

Também serão realizadas nas 33 unidades básicas de saúde de Santo André e nos três Centros de Especialidades, ações voltadas para a conscientização e prevenção do diabetes. As atividades consistem, entre outros, na realização de grupos de orientação ao diabetes, focando temas como: Conhecendo o diabetes; Orientação alimentar; Controle do Diabetes; Aspectos emocionais do diabetes; Importância do exercício físico; e Cuidados com os pés. Nas unidades também serão aferidas pressão arterial, glicemia capilar e circunferência abdominal.

Os pacientes que apresentarem resultados dos exames alterados, no caso de diagnóstico ou suspeição de diabetes, serão encaminhados para uma unidade básica de saúde para avaliação e seguimento clínico. Estima-se que aproximadamente 7,5 % da população brasileira entre 30 e 69 anos esteja acometida pelo diabetes.

Azul
O Dia Mundial do Diabetes foi uma data criada em 1991 pela Federação Internacional do Diabetes e Organização Mundial de Saúde (OMS), devido ao crescimento epidêmico do diabetes no mundo. O objetivo da criação da data foi aumentar a conscientização da população para a prevenção do diabetes e promover ações para prevenir ou retardar as complicações da doença.

Em 2007 a Federação Internacional do Diabetes resolveu adotar a estratégia de iluminar na cor azul, alguns monumentos e prédios espalhados pelo mundo. A cor azul foi escolhida devido à cor da bandeira das Nações Unidas, entidade que realizou apelos aos governos para a reversão da epidemia global de diabetes. Foi escolhida também uma logomarca, um círculo azul, que demonstra a união pelo diabetes e simboliza o apoio dado pelas Nações Unidas em favor do combate ao diabetes. O prédio do executivo de Santo André está iluminado de azul desde o dia 7 de novembro. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes