O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), afirmou nesta quinta-feira (25/8) que a Caixa Econômica Federal liberou um financiamento de R$ 23 milhões para a construção da segunda fase do Complexo Viário Santa Cecília/Jardim Zaíra. O chefe do Executivo também falou sobre a articulação regional sobre as empresas de transporte por aplicativo e sobre o início das obras do novo terminal municipal.
Segundo Oliveira, o complexo viário terá sua primeira parte entregue neste ano, que corresponde ao trecho entre a avenida Washington Luiz e a rua Prefeito Doutor Dorival Resende da Silva. O segundo trecho irá do Jardim Cerqueira Leite até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Magini.
Marcelo não soube detalhar se haverá contrapartida da Prefeitura na obra, pois ainda é avaliado o quanto será necessário fazer de muros de contensão e de asfaltamento em todo o trecho da segunda fase.
Enquanto isso, o chefe do Executivo visitou o início das obras do novo terminal da cidade, que além de receber os ônibus das linhas municipais, também contará com 400 lojas no entorno e no piso superior. Um investimento de R$ 80 milhões com a previsão da entrega da área de transporte urbano para o final de 2023 e das lojas para março de 2024.
“Será um grande marco para a cidade de Mauá, como foi a construção do shopping (Mauá Plaza). Nós teremos um terminal de ônibus que se não for o melhor, será o melhor do País. Devemos gerar cerca de 6 mil empregos nas 400 lojas e um conforto para os trabalhadores e trabalhadoras que passam por aqui desde às 4h da manhã até a meia-noite”, comentou o prefeito.
Para manter a passagem dos ônibus no local foi construído um terminal provisório e as obras começaram em metade do local que está ao lado do boulevard. Para o deslocamento dos pedestres, a passarela ao lado será o principal local.
Debate regional
Marcelo Oliveira também alertou para uma das preocupações dos municípios em relação a mobilidade urbana que são as empresas de transporte por aplicativo, como Uber e 99 Táxi. É discutido regionalmente uma forma de regionalmente ter alguma cobrança em cima dessas empresas sem o prejuízo para os motoristas.
O prefeito de Mauá chegou a citar na entrevista que uma das ideias seria igualar o que foi feito em Araraquara, cidade que criou a Cooperativa de Transporte (Coomappa) para ter o seu próprio aplicativo, assim 95% dos ganhos por corrida vão diretamente para os motoristas associados e 5% vão para uma reserva que garanta verba para manutenção e atualização do aplicativo local.