Estudantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), relatam dificuldades no processo de rematrícula para o segundo semestre deste ano. Aqueles que optaram pela opção automática, dizem não conseguir renovar a matrícula e são orientados a aguardar o período de renovação para o primeiro semestre de 2023.
No dia 8 de julho, a diretoria acadêmica da universidade informou os alunos que foi realizado um ajuste no cadastro das matrizes curriculares e os estudantes dos cursos de Biologia, Química, Física e Pedagogia que não conseguiram concluir o processo de renovação poderiam tentar novamente.
Para facilitar o processo, a instituição ofereceu a opção de rematrícula automática por apresentar problemas no sistema, como erro em postagem de notas. A universitária Carla Cristina de Almeida, do curso de Pedagogia e moradora de Santo André, é uma das alunas que optaram pela renovação automática e teve sua matrícula cancelada.
Em entrevista ao RD, Carla Cristina relata que recebeu o e-mail de rematrícula automática, mas realizou o processo manualmente ao ver que a renovação não estava ativa. Para sanar dúvidas, entrou em contato com os canais de comunicação da faculdade e foi orientada a aguardar até 8 de agosto, pois o sistema estava com erro e seria atualizado. Já no dia 10, seu orientador do Polo Mauá trouxe a notícia de que não teria mais o que fazer e que ela iria perder o semestre. “Queremos que a faculdade se pronuncie com uma solução e garanta nosso direito de estudar. Já tivemos problemas com a pandemia e não quero perder o semestre”, diz.
As aulas da estudante já retornaram e enquanto seu caso não é solucionado, ela perde a primeira semana de aula e o prazo para entrega do projeto integrador.
Os alunos que não tiveram suas rematrículas processadas realizaram um movimento em uma rede social e, atualmente, o grupo conta com 122 participantes com o mesmo problema. O grupo solicitou ajuda da União Nacional dos Estudantes (UNE) que se coloca à disposição para ajudar.
Em nota, a Univesp esclarece que não ocorreram intercorrências em relação às matrículas. “Os alunos tiveram o prazo de 6 a 24 de junho para efetivarem a matrícula do segundo semestre. Foram enviados comunicados via e-mail institucional, com os tutoriais explicativos para a renovação. Vale destacar, que no início de 2022, a universidade deu a todos a opção de matrícula automática, via Portal do Aluno”, esclarece a universidade.