A moradora da rua Miragaia, no bairro Jardim Ana Maria, em Santo André, diz estar assustada com o valor de consumo calculado no hidrômetro, mostrado na conta da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), do mês de agosto. Segundo Lúcia Leite da Silva, o consumo da residência, que costumava ser de 12 m³, passou para 32³ repentinamente.
Em entrevista ao RD, a reclamante relata que, no mês de julho, foi realizada mudança no hidrômetro da residência e, em razão disso, acredita que um novo valor passou a ser calculado. “Não consigo entender a razão para este número absurdo. O consumo de água na minha casa nunca passou de 14 m³ e, de uma hora para outra simplesmente dobra? Não faz sentido”, expõe.
Lucia diz ainda que a Sabesp realizou, em 2021, uma grande operação no intuito de reparar vazamentos e atualizar aparelhos antigos. Porém a mudança não foi realizada da residência da reclamante. “Não estava na minha casa quando passaram aqui e, só depois de quase um ano resolveram mudar o hidrômetro”, relata.
Aparecida Ascencio, moradora do bairro Parque Capuava, em Santo André, também notou aumento no valor do consumo, mas, diferente de Lucia, a residência da reclamante não teve nenhuma mudança no sistema de água. “Este valor vem aumentando há meses, só que neste último mês foi um completo absurdo. Em julho tive consumo de 19 m³ e em agosto aumentou para 38 m³”, relata.
Nas redes sociais, moradores de Ribeirão Pires expressam enorme descontentamento com aumento no gasto de água quando não representa o real consumo. “A Sabesp desliga o fornecimento de água à noite e só volta no final da madrugada. Fiquei sabendo que este aumento poderia ser causado por ar no encanamento, então decidi fechar o registro para ver se o valor diminuía e tive queda de quase R$ 90 no valor da fatura”, explicita um morador.
Procurada, a Sabesp informa que verificou que a apuração de consumo do imóvel ocorreu na segunda-feira (8), não sendo possível consultar e analisar o consumo cobrado. A pesquisa será liberada no sistema quando a Companhia entrar em contato com o cliente para fazer o atendimento e analisar a fatura.
Sobre a suposta existência de ar na rede de distribuição de água, a Sabesp esclarece que, em condições normais de abastecimento, a rede é preenchida com água, não havendo ar na tubulação. “A Companhia dispõe de válvulas localizadas em pontos estratégicos do sistema para impedir a entrada de ar na rede. É importante destacar que as instalações internas do imóvel são de responsabilidade do cliente, assim como manutenções periódicas para evitar ou reparar vazamentos”, afirma a estatal.